Debate sobre o estado da UE 2021: como assistir 

Atualizado: 
 
Criado:   
 

Partilhar esta página: 

O debate sobre o estado da UE, que analisa o trabalho realizado até à data e os planos futuros, decorre a 15 de setembro em Estrasburgo. Assiste em direto.

O que é o debate sobre o estado da União Europeia (UE)?


O debate sobre o estado da União Europeia (UE) também conhecido como SOTEU (do inglês State of the Union) tem lugar todos os anos em setembro e é quando o Presidente da Comissão Europeia vem ao Parlamento Europeu para discutir com os deputados o que a Comissão tem feito ao longo do ano precedente, o que tenciona fazer no próximo ano e a sua visão para o futuro. 


Esta consiste também numa oportunidade para o Parlamento, enquanto única instituição europeia a ser diretamente eleita pelos cidadãos, pedir contas à Comissão. Os membros parlamentares vão examinar o trabalho da Comissão e assegurar que as principais preocupações dos Europeus são tidas em conta.

Por que razão o debate de 2021 sobre o estado da UE é tão importante?

As prioridades apresentadas pela Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, durante o debate sobre o estado da União Europeia no ano passado, continuam a ser prioridades. 

Neste momento, a União Europeia prossegue os seus esforços para combater a pandemia de coronavírus e avançar com a recuperação socioeconómica, ao mesmo tempo que se mantém fiel aos seus programas emblemáticos, como o Pacto Ecológico Europeu e a Estratégia Digital.

Como assistir?

O debate será transmitido em direto, online, através do nosso sítio web, na quarta-feira, dia 15 de setembro, a partir das 8h00 (hora de Lisboa). A interpretação estará disponível nas 24 línguas oficiais da UE - basta selecionar a língua de preferência. O Parlamento e a Comissão farão igualmente a transmissão no Facebook

Também te podes juntar à discussão nas nossas redes sociais, como o Twitter, o Instagram e o LinkedIn - não esqueças de usar a hashtag #SOTEU. 

Encontra fotografias e vídeos do debate no centro multimédia do Parlamento.

Descobre o que os eurodeputados dizem acerca do estado da União Europeia nas suas contas nas redes sociais através do EP Newshub.