Futuro da Europa: painéis de cidadãos prestes a finalizar recomendações 

Atualizado: 
 
Criado:   
 

Partilhar esta página: 

Os painéis de cidadãos estão prestes a concluir os seus trabalhos  

Após duas rondas de reuniões, os painéis de cidadãos preparam-se para apresentar as suas recomendações sobre a forma como a UE deve mudar.

Ao longo dos últimos meses, um total de 800 cidadãos participou em quatro painéis de cidadãos europeus para preparar recomendações sobre a forma como a União Europeia (UE) deve fazer face aos desafios que encontra em diferentes áreas. Cada painel reuniu-se duas vezes ao longo de dois fins-de-semana - numa primeira fase, de modo presencial, no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, e depois online.

 

Os participantes dos painéis falaram com especialistas, identificaram questões e formaram subgrupos para discutir possíveis soluções. Numa terceira ronda de reuniões - organizadas em cidades de toda a Europa, os painéis deverão finalizar as suas recomendações.

 

Painéis dos cidadãos prestes a concluir os seus trabalhos

 

Nos próximos fins-de-semana, os painéis dos cidadãos europeus realizarão as suas sessões finais.

 

Estão previstas ainda sessões plenárias da Conferência, para que os representantes dos painéis apresentem as suas ideias aos membros das instituições europeias, aos parlamentos e governos nacionais e a outras partes interessadas.

 

Devido à evolução da situação no que refere à COVID-19, as sessões dos Painéis 1 e 4, inicialmente previstas para 3-5 de dezembro de 2021, em Dublim (Irlanda), e 14-16 de janeiro de 2022 em Maastrich (Países Baixos), respetivamente, foram adiadas. Assim que as circunstâncias o permitam, estes encontros serão remarcados. A sessão plenária da Conferência, inicialmente prevista para o mês de dezembro, também foi adiada.

 

As reuniões dos outros painéis e as sessões plenárias da Conferência estão agendadas do seguinte modo:

Reuniões de painéis de cidadãos e sessões plenárias da Conferência: 
  • 10-12 de dezembro - Painel 2 (Democracia europeia, valores, direitos, Estado de direito, segurança) - reunião em Florença, Itália 
  • 7-9 de janeiro de 2022 - Painel 3 (Alterações climáticas, ambiente, saúde), Natalin, Polónia 
  • 21-22 de janeiro - Sessão plenária da Conferência, Estrasburgo, França 

As próximas etapas

 

A Conferência sobre o Futuro da Europa é um processo único que visa transformar as ideias dos cidadãos para a Europa em compromissos para as instituições da UE agirem.

 

As recomendações dos painéis de cidadãos e as ideias que as pessoas partilham na plataforma online da Conferência constituirão a base para as discussões nas sessões plenárias da Conferência, onde os cidadãos se reúnem com representantes das instituições europeias, dos parlamentos nacionais, autoridades regionais e locais e a sociedade civil.

 

O relatório final da Conferência será preparado pelo Conselho Executivo, que inclui membros do Parlamento Europeu, do Conselho e da Comissão, bem como observadores. O relatório será preparado em plena colaboração com o Plenário e terá de receber a sua aprovação. O Parlamento, o Conselho e a Comissão darão então seguimento às conclusões do relatório.

Partilha as tuas ideias para o futuro da Europa na plataforma da Conferência!