Estado da União Europeia 2022: os destaques (vídeo) 

 
 

Partilhar esta página: 

A 14 de setembro, os eurodeputados analisaram os planos da Comissão para garantir que a UE está no caminho certo. Vê os destaques do debate SOTEU 2022.

Face à conjuntura da invasão da Ucrânia e da escalada dos preços da energia e dos alimentos, a Presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, abriu o debate do estado da União (SOTEU) em Estrasburgo com estas palavras: "Penso que a nossa mensagem de hoje será a de que a Europa var dar uma resposta".

Durante o debate que se seguiu ao discurso da Presidente da COmissão Europeia, Ursula von der Leyen, os eurodeputados congratularam a ajuda destinada à Ucrânia e os planos para enfrentar a crise energética, incluindo a proposta do estabelecimento de um teto máximo para as receitas das empresas que produzem eletricidade de baixo custo. No entanto, apelaram a uma ação mais robusta de modo a melhor apoiar a Ucrânia e os europeus e criticaram a falta de reação da Comissão no que refere ao aumento do extremismo e do desrespeito pelo Estado de direito.


Descobre mais detalhes no vídeo de resumo do debate.