O 70.º aniversário do Parlamento Europeu

O Parlamento Europeu marca 70 anos de democracia em ação - desde a primeira assembleia em 1952 até se tornar mais forte do que nunca em tempos difíceis.

Parlamento Europeu: 70 anos de democracia europeia em ação

Há setenta anos, teve lugar em Estrasburgo a primeira sessão da Assembleia Comum da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA), que ditou o início do Parlamento Europeu tal como hoje o conhecemos.

Ao longo das décadas, os iniciais seis países europeus transformaram-se numa União de 27 Estados-Membros que promove a democracia, os direitos fundamentais, a estabilidade económica e o crescimento. O Parlamento foi um ator fundamental no desenvolvimento da União Europeia (UE), passando de 78 representantes nacionais em 1952 para os atuais 705 deputados diretamente eleitos.

"Em 70 anos, a assembleia cresceu e ganhou força, passando de um órgão consultivo com poderes limitados a ser uma verdadeira instituição que abraça a democracia europeia e a expressão da opinião pública europeia", sublinhou Roberta Metsola, Presidente do Parlamento Europeu, durante a sessão plenária de setembro.

Sendo o único parlamento transnacional, multilingue, pluripartidário e diretamente eleito no mundo, o Parlamento Europeu é um poderoso fórum de debate político e de tomada de decisões com poderes legislativos e orçamentais que afetam milhões de cidadãos da UE.

"Com uma guerra ilegal em curso na Ucrânia que destrói, mata e prejudica a vontade política das pessoas, conhecemos hoje, e mais do que nunca, a importância de defender a voz democrática dos cidadãos e os valores democráticos europeus que esta casa representa", frisou a Presidente.

Na terça-feira, 22 de novembro, o Parlamento celebrará as conquistas históricas e legislativas dos últimos 70 anos numa cerimónia especial.