LUX Prémio do Público 2023: conhece os 5 finalistas

Lê mais sobre os filmes finalistas do LUX Prémio do Público 2023.

Os filmes finalistas foram revelados durante a cerimónia dos European Film Awards (Prémios de Cinema Europeu) em Reiquiavique.

Organizado pelo Parlamento Europeu e pela European Film Academy em parceria com a Comissão Europeia e a rede Europa Cinema, o LUX Prémio do Público LUX resulta da combinação das avaliações atribuídas pelo público europeu com as avaliações por parte dos eurodeputados, o que constitui um dos maiores júris de cinema da Europa.

Os filmes pré-selecionados deste ano oferecem uma mistura eclética de temas, abordagens e emoções visuais. Os cinco filmes são coproduzidos por mais de 10 países, realçando ainda mais a riqueza cultural europeia.

Notícias empolgantes


São várias as várias razões para nos entusiasmarmos com a edição de 2023 do LUX Prémio do Público:

  • A escolha é feita entre 5 filmes, em vez dos anteriores 3 filmes, o que significa uma maior diversidade e mais opções
  • Os filmes estão legendados em todas as 24 línguas oficiais da UE
  • Não precisas de assistir a todos, podes avaliar qualquer um dos filmes na nova plataforma de avaliação
  • O período de avaliações está aberto até 12 de junho de 2023

Os finalistas



“Alcarràs” da realizadora Carla Simón

Produzido pela Espanha e a Itália


A família Solé passa os verões a colher pêssegos no seu pomar em Alcarràs, uma pequena aldeia da Catalunha. Mas a colheita deste ano pode muito bem ser a última. Os novos planos para o terreno incluem o abate dos pessegueiros e a instalação de painéis solares, o que desencadeia desavenças entre esta grande família, até aí muito unida.


“Burning Days” do realizador Emin Alper

Produzido pela Turquia, a França, a Alemanha, os Países Baixos, a Grécia e a Croácia


Emre, um jovem procurador, foi recentemente nomeado para uma pequena vila atingida pela escassez de água e por escândalos políticos. Após várias interações tensas, é arrastado para a política local. Ao criar um vínculo com o proprietário do jornal local, Emre torna-se alvo de maior pressão devido a rumores inflamados.


“Close” do realizador Lukas Dhont

Produzido pela Bélgica, a França e os Países Baixos


A amizade entre dois rapazes de 13 anos, Léo e Rémi, é subitamente perturbada. Tentando perceber o que aconteceu, Léo aproxima-se de Sophie, a mãe de Rémi. “Close” é um filme sobre amizade e responsabilidade.


Triângulo da Tristeza (“Triangle of Sadness”) do realizador Ruben Östlund

Produzido pela Suécia, a Alemanha, a França e o Reino Unido


É uma sátira desinibida sobre papéis, classes são invertidos e o valor comercial da beleza. Os modelos Carl e Yaya fazem um cruzeiro de luxo, onde tudo parece ‘instagramável’, na companhia de passageiros riquíssimos: um oligarca russo, comerciantes de armas britânicos, e um comandante desonesto e marxista. Mas, e se as coisas dão errado?


Fogo-Fátuo (“Will-o'-the-Wisp”) do realizador João Pedro Rodrigues

Produzido por Portugal e França


Trata-te de uma comédia musical e romântica. No seu leito de morte, Alfredo, o príncipe herdeiro de Portugal, narra os seus tempos de bombeiro, onde se apaixonou pelo tutor Alfonso.

Além do cinema, são poucas as oportunidades que permitem uma melhor expressão da diversidade, a criatividade e a vitalidade europeias. Por isso mesmo, aproveita a ocasião e explora a trama dos filmes pré-selecionados para o LUX Prémio do Público 2023.

Vê e avalia o teu filme favorito até o dia 12 de junho e habilita-te ao sorteio de uma viagem para marcares presença na cerimónia de entrega do prémio a 27 de junho no Parlamento Europeu em Bruxelas.

LUX Prémio do Público
LUX Prémio do Público

Artigos relacionados