Parlamento vai votar medidas adicionais de emergência para enfrentar a COVID-19

O Parlamento reúne-se em plenário, esta quinta e sexta-feira, para debater e votar as últimas propostas da Comissão para o combate aos efeitos da pandemia de COVID-19 na UE.

Já a seguir, em Bruxelas - A resposta da UE ao coronavírus, o apoio aos cuidados de saúde, proteção civil e aos mais desfavorecidos

Durante a sessão plenária de 16 e 17 de abril, os eurodeputados deverão votar a disponibilização de 3 mil milhões de euros em apoio de emergência a favor do setor dos cuidados de saúde dos países europeus mais afetados, bem como um regime de fornecimento de medicamentos para os países da UE que enfrentam essa escassez. O pacote inclui também fundos adicionais para o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças e para ajudar a Grécia a fazer face ao aumento das pressões migratórias.

Os eurodeputados devem ainda aprovar medidas especiais para ajudar os cidadãos mais pobres e mais vulneráveis da UE através de, por exemplo, equipamento de proteção individual e fornecimento de ajuda alimentar.

Está prevista uma votação do Parlamento em medidas excecionais para permitir um uso mais flexível dos fundos europeus estruturais e de coesão de modo a aliviar o impacto do coronavírus, além de outra sobre assistência financeira destinada a proteger as comunidades de pescadores e os agricultores de aquicultura afetados pela pandemia.

Fazem ainda parte da agenda do plenário um debate com o Conselho e a Comissão e um voto relativo a uma resolução sobre a ação coordenada da UE para combater a pandemia de COVID-19 e as suas consequências.

Como funciona o Parlamento em tempos de COVID-19


Além de reduzir o número de reuniões presenciais nas suas instalações, o Parlamento continua a exercer as suas atividades principais através do uso de procedimentos extraordinários de votação à distância para aprovar medidas urgentes da UE no combate à pandemia. No vídeo acima poderá descobrir como o Parlamento trabalha durante a pandemia.

Mais informação sobre coronavírus:  Dez medidas da UE para lutar contra a pandemia


 

Imagem da sessão plenária extraordinária de 26 de março de 2020, em Bruxelas, sobre a ação coordenada da UE no combate à COVID-19
Imagem da sessão plenária extraordinária de 26 de março de 2020, em Bruxelas, sobre a ação coordenada da UE no combate à COVID-19

Artigos relacionados