
A mitigação das alterações climáticas é uma questão fundamental para o Parlamento. Saiba mais no nosso artigo.
A mitigação das alterações climáticas é uma questão fundamental para o Parlamento. Saiba mais no nosso artigo.
O Pacto Ecológico é a resposta da UE à crise climática atual. Lê mais sobre este roteiro para uma Europa com um impacto neutro no clima.
A União Europeia tornou obrigatórias as suas metas climáticas de longo prazo, incluindo a neutralidade climática até 2050, antes da próxima COP 26 da ONU.
Este guia apresenta as etapas fundamentais e as medidas políticas tomadas no combate às alterações climáticas. Explora a nossa infografia interativa.
Através da Lei Europeia do Clima, a UE compromete-se a atingir a neutralidade das emissões de carbono até 2050. Mas o que significa isso na prática?
A nova Lei Europeia do Clima aumenta a meta de redução de emissões da UE para 2030 de 40% para pelo menos 55%. Com a contribuição de novos sumidouros de carbono, esta pode subir para 57%.
Descubra de que forma a UE pretende financiar projetos para travar as alterações climáticas e apoiar as regiões mais afetadas pela transição para uma economia “verde”.
A UE quer uma transição energética justa. Lê como o Fundo Social para a Ação Climática vai ajudar as pessoas mais expostas ao risco de pobreza energética.
Além de ajudar as regiões a recuperar da crise da COVID-19 e a reduzir as disparidades, os fundos da UE devem torná-las mais verdes e criar empregos.
Para estimular a mudança para um investimento ecológico, a UE está a introduzir regras para definir o que pode ser qualificado como atividades verdes ou sustentáveis.
Quais são os objetivos do programa de ação ambiental da UE até 2030 e o que é que deve ser feito para os cumprir?
O plano de recuperação da UE face à COVID-19 visa lançar os alicerces para uma Europa sustentável e com impacto neutro no clima.
A assembleia europeia aprovou hoje as suas recomendações para a Conferência da ONU sobre Alterações Climáticas (COP 26), que se realiza em Glasgow, de 31 de outubro a 12 de novembro.
Uma mudança para uma economia menos poluidora requere um grande investimento. A União Europeia quer atrair mais financiamento privado, uma vez que os fundos públicos não são suficientes.
Leia sobre as medidas que a UE está a tomar para atingir as metas estabelecidas com vista à redução de emissões de carbono em diferentes sectores para evitar as alterações climáticas.
O PE quer uma taxa de carbono mais ambiciosa sobre produtos importados para evitar a fuga de carbono, causada pela deslocação da produção para fora da UE para contornar normas de emissões.
O regime de comércio de licenças de emissão da UE visa reduzir as emissões de carbono da indústria. Descubra como funciona e porque deve ser melhorado.
Passar a uma economia verde é um grande desafio para as regiões dependentes de carbono. Descubra como o Fundo para uma Transição Justa pode ajudar.
Para alcançar o objetivo de zero emissões de CO2 nas estradas até 2035, os eurodeputados propõem limites de CO2 mais rigorosos para carros e furgonetas.
Descubra quais são os benefícios do uso do hidrogénio e como a UE pretende aproveitá-lo ao máximo no âmbito da transição para uma economia mais verde.
Os eurodeputados querem que a Europa dependa menos das importações de matérias-primas essenciais necessárias às suas indústrias estratégicas.
A luta contra as alterações climáticas continua a ser uma das prioridades da UE. Descubra o que tem sido feito para aumentar a eficiência energética e o uso de fontes de energia renováveis.
Os eurodeputados debatem esta quarta-feira, em plenário, a decisão do Presidente dos EUA, Donald Trump de retirar os EUA do Acordo de Paris.
O regulamento 'Partilha de Esforços' estipula metas nacionais para reduzir emissões de gases com efeito de estufa e alcançar a neutralidade climática na UE até 2050.
Nas infografias, vê como a UE quer combater as alterações climáticas e reduzir mais a sua pegada de carbono, aproveitando as florestas para absorver CO2.
Uma delegação de 12 eurodeputados participa na conferência dedicada ao combate às alterações climáticas que decorre em Bona em novembro. Quais são os desafios da COP23?
Descobre factos e números sobre as alterações climáticas na UE: impactos regionais, principais emissores, redução de gases com efeito de estufa e não só.
A União Europeia ultrapassou as metas para reduzir as suas emissões de gases com efeito de estufa até 2020. Para mais pormenores, consulta as infografias.
As alterações climáticas já têm amplas repercussões na saúde humana, no ambiente e nas economias em toda a Europa. Para saber mais, consulta o nosso mapa.
Alguma vez se questionou sobre a quantidade de emissões de dióxido de carbono provenientes dos carros? São os veículos elétricos uma alternativa mais limpa? Saiba mais na nossa infografia.
As emissões dos gases poluentes provenientes da aviação mais do que duplicaram nas duas últimas décadas. E quanto às emissões dos transportes marítimos? Descubra na nossa infografia.
Veja a nossa infografia com a quantidade de emissões de gases com efeito estufa por país e setor na UE. E descubra os principais emissores a nível mundial.
Proteger e gerir de forma sustentável as florestas é fundamental para combater as alterações climáticas. Descubra como o Parlamento Europeu o pretende fazer.
Dos oito milhões de espécies de todo o mundo, um milhão está em risco de extinção. Descubra quais e quantas são as espécies sob ameaça ou já extintas na Europa.
Para preservar as espécies em risco de extinção e a vida humana, a UE quer melhorar e preservar a biodiversidade no continente. Veja o nosso vídeo.
A estratégia de sustentabilidade alimentar da UE visa proteger o ambiente, garantir uma alimentação saudável para todos e a subsistência dos agricultores.
A UE concordou em financiar o programa LIFE com 5,4 mil milhões de euros. Veja o nosso vídeo para saber como os fundos apoiarão as ações pelo clima.