Dia Mundial do Ambiente: a luta ininterrupta do Parlamento contra as alterações climáticas

“Eleve a sua voz, não o nível do mar” é o lema da edição desde ano do Dia Mundial do Ambiente, celebrado hoje, 5 de junho, e dedicado às pequenas ilhas e às alterações climáticas. O Parlamento Europeu tem estado na vanguarda da resposta mundial ao aquecimento global ao adotar legislação para reduzir os gases com efeito de estufa e ao conduzir a UE em direção a uma economia com baixos níveis de emissões de carbono.

World Environment Day
O Parlamento Europeu tem estado na vanguarda da resposta mundial ao aquecimento global.

Para combater o aquecimento global, a UE e mundo têm estado a tentar reduzir as emissões de gases com efeito de estufa. Entre outras medidas, o Parlamento adotou no último ano medidas para promover a poupança de energia, a redução das emissões de CO2 provenientes de transporte rodoviários, a rotulagem obrigatória do consumo energético nos aparelhos, normas mais rigorosas para os gases fluorados em aparelhos de ar condicionado e congeladores.


O Parlamento também promoveu o desenvolvimento da segunda geração de biocombustíveis e aprovou os planos para congelar o leilão de alguns tipos de licenças de emissão de CO2 do Regime Europeu de Comércio de Emissões com o objetivo de encorajar a inovação de tecnologias com baixas emissões de carbono. Os eurodeputados também apoiaram planos para reduzir o uso dos sacos de plásticos mais usados em pelo menos 80% em 2019.


Objetivos climáticos mais ambiciosos e vinculativos


O Parlamento tem apelado a objetivos climáticos ainda mais ambiciosos e vinculativos na UE e no mundo. Em fevereiro, os eurodeputados apelaram a um corte de 40% nas emissões de CO2 (relativamente aos níveis de 1990); um objetivo de 30% de energias renováveis e de 40% para a eficiência energética até 2030. Também têm apelado repetidas vezes à UE para mostrar mais ambição nas negociações do novo tratado global para as alterações climáticas que deverá ser adotado na Conferência de Paris em dezembro de 2015