União da Energia 
Unidos pelas preocupações com a energia e o clima 

Economia  Atualizado: 
 
Criado:   

O trabalho do Parlamento Europeu em questões relacionadas com a União da Energia, emissões CO2, infraestruturas energéticas e promoção das energias renováveis.

Partilhar esta página: 

Artigos 

Artigos 

Artigos 

       

Os eurodeputados debatem esta terça-feira, e votam no dia seguinte, um acordo informal alcançado entre o Parlamento e os Estados-Membros sobre a reforma do regime de comércio de licenças de emissão da UE (RCLE-UE). O objetivo? Reduzir as emissões de gases com efeito de estufa e combater as alterações climáticas. A legislação procura resolver o desequilíbrio entre a oferta e a procura de licenças de emissão, desequilíbrio esse que prejudica os incentivos no investimento na inovação ecológica.

       

Há muito tempo que as questões energéticas dominam a agenda política da UE e a criação de uma União da Energia é uma das principais prioridades do Presidente da Comissão Europeia Jean-Claude Juncker. O tema é hoje debatido em sessão plenária com o vice-presidente da Comissão Europeia Maroš Šefčovič. Falámos com Jerzy Buzek, eurodeputado polaco do PPE e Presidente da Comissão da Energia antes do debate.

       

A União Europeia vive constantemente exposta ao risco de cortes no abastecimento energético; 10% das famílias não podem assegurar um aquecimento apropriado das suas casas e desperdiça-se demasiada energia, afirmou Maroš Šefčovič, vice-presidente da Comissão Europeia e responsável pela União da Energia, esta semana no PE. Šefčovič reuniu-se com os eurodeputados das comissões da energia e do ambiente para ouvir as suas prioridades e suas preocupações e apresentar a sua visão para o futuro.

Vídeos 

       
(Duração do vídeo:)