Mercado Único Digital 
Estimular o crescimento e a competitividade na Internet 

Economia  Atualizado: 
 
Criado:   

Descubra o trabalho do Parlamento para pôr fim ao roaming e ao bloqueio geográfico e para estimular a neutralidade de rede, a inovação e o comércio eletrónico.

Partilhar esta página: 

Artigos 

A sua palavra-passe é segura? ©Vitalii Vodolazskyi/AdobeStock        

O cibercrime disparou após o surto da COVID-19, com entidades malfeitoras a explorar os medos dos indivíduos. Encontre aqui algumas dicas sobre como se proteger melhor.

Video        

Cada vez mais presentes de Natal são comprados on-line. Continue a ler para saber como os eurodeputados têm vindo a trabalhar para proteger os consumidores e assegurar uma boa experiência.

Vídeos 

       
(Duração do vídeo:) 

Artigos 

A UE quer ser uma economia verdadeiramente digital e estar na vanguarda da transição para uma sociedade gigabit até 2025, onde a tecnologia 5G seja a norma.        

A implantação das tecnologias 5G na UE pode levar à criação de dois milhões de postos de trabalho, mas para isso é essencial coordenar as iniciativas dos Estados-Membros.

Artigos 

peixe dourado salta do computador para um carrinho de compras de supermercado ©AP Images/ European Union-EP        

Internet: um espaço sem fronteiras físicas mas ainda com muitos desafios para os utilizadores. Um deles é o bloqueio geográfico, situação que ocorre quando somos impedidos de aceder a um conteúdo ou a um produto devido à nossa localização geográfica. Os eurodeputados debateram, esta quarta-feira, 25 de maio, em plenária as novas propostas da Comissão Europeia para impedir práticas injustificadas de bloqueio geográfico.

Illustration image of a mobile phone app ©AP Images/ European Union-EP        
Comunicado de imprensa 

Comunicado de imprensa 

As práticas injustificadas de "bloqueio geográfico", como a discriminação com base no endereço de IP, endereço postal ou país de emissão do cartão de crédito, têm de acabar para melhorar o acesso dos consumidores europeus a bens e serviços, diz o PE num relatório hoje aprovado por larga maioria. Os eurodeputados querem que a Europa aproveite as oportunidades que as novas tecnologias, como a computação em nuvem, a Internet das coisas e a impressão 3D, podem oferecer à economia e à sociedade.

Artigos 

cabo ©AP images/European Union - EP        

A neutralidade da Internet é uma das grandes questões do futuro da Internet. Segundo este príncipio, todo o tráfico online deve ser tratado de igual forma, independentemente do tipo de conteúdo e da sua origem. Após de dois anos de negociações com os governos da UE, os eurodeputados debatem e votam, esta terça-feira, 27 de outubro, um projeto de regulamento sobre a neutralidade da rede. O que muda?

computador com nuvem desenhada no ecrã ©BELGA_Zoonar_N_Menijes        

315 milhões de europeus usam a Internet diariamente para ler notícias, fazer compras ou falar com amigos. Para garantir que a era digital promove o crescimento e a criação de emprego para além das fronteiras nacionais, a Comissão Europeia apresentou, em maio de 2015, a Estratégia para o Mercado Único Digital. Em junho o Parlamento Europeu e o Conselho acordaram em proibir as tarifas de roaming em 2017 e em garantir a neutralidade da Internet.

Torre Eiffel ©BELGA_EASYFOTOSTOCK        

Devem os cidadãos ter o direito de criar e partilhar imagens e fotografias de edifícios públicos? E os direitos de autor? A chamada liberdade de panorama já existe em alguns países da União Europeia e os eurodeputados estão agora a debater se esta liberdade deve ser alargada a todos os Estados-Membros. Entrevistámos dois eurodeputados com opiniões opostas antes do debate em sessão plenária previsto para 9 de julho.

Os participantes: ANSIP Andrus (EC),  GROSSETÊTE Françoise (PPE), LAURISTIN Marju (S&D), FORD Vicky (ECR), CHARANZOVÁ Dita (ALDE), DE JONG Dennis (GUE/NGL), REIMON Michel (Verts/ALE), BORRELLI David (EFDD), TROSZCZYNSKI Mylène (NI)        

A remoção das barreiras na Internet e os benefícios da economia digital foram alguns dos temas discutidos durante o debate desta terça-feira em plenário sobre o mercado único digital, com o vice-presidente da Comissão Europeia Andrus Ansip. A Comissão Europeia apresentou a sua estratégia a 6 de maio e o Parlamento vai responder com um relatório redigido por várias comissões parlamentares. O mercado único digital também é um dos temas da agenda da cimeira europeia de 25 e 26 de junho.

Vídeos 

       
(Duração do vídeo:) 

       
(Duração do vídeo:)