Os três finalistas do Prémio Lux estão prestes a chegar às salas de cinema

Para ver brevemente num cinema perto de si: um mistério que envolve a morte de um político, um thriller sobre poder e corrupção e a história de uma mulher que desafia as tradições.

Estes três filmes são os finalistas do Prémio Lux de Cinema do Parlamento Europeu de 2019 e estão prestes a chegar às salas de cinema da Europa, durante os Lux Film Days.


“Cold Case Hammarskjöld”, “The Realm” e “God Exists, Her Name Is Petrunya” são filmes de géneros cinematográficos distintos, mas têm características em comum: são europeus e as histórias dos protagonistas fazem-nos pensar sobre política, valores, tradições e desafiam preconceitos.


Descubra-os durante os Dias de Cinema Lux, entre outubro e fevereiro, e vote no seu favorito.


Os Lux Film Days

Os cinéfilos podem assistir aos três filmes concorrentes durante os Lux Film Days em vários festivais ou salas de cinema em diferentes países europeus, de outubro de 2019 a fevereiro de 2020. Há sessões planeadas em mais de 50 cidades, incluindo festivais de cinema de renome. Para que sejam acessíveis a todos, o Parlamento Europeu financiou a legendagem nas 24 línguas oficiais da UE. Veja a lista de sessões grátis em Portugal aqui.

Vote no seu filme preferido até 31 de janeiro e terá a oportunidade de ganhar uma viagem ao Festival Internacional de Cinema de Karlovy Vary, na República Checa, em julho do próximo ano e anunciar, pessoalmente, o vencedor da menção do público.


Eventos Especiais

Haverá três exibições simultâneas, que oferecerão a oportunidade de debater os filmes com seus realizadores. Os realizadores estarão em Bruxelas, mas pode juntar-se ao debate online e enviar as suas questões a partir do seu sofá de casa, através do Twitter, Facebook e Instagram:

Quarta-feira, 6 de novembro

com a realizadora Teona Mitevska, depois da exibição de “God Exists, Her Name Is Petrunya”

Quinta-feira, 7 de novembro

com o realizador Rodrigo Sorogoyen, depois da exibição do filme “The Realm”

Sexta-feira, 8 de novembro

com o realizador Mads Brügger, depois da exibição do filme “Cold Case Hammarskjöld”

Todas estas sessões terão lugar em Bruxelas, pelas 20h.



Os três filmes nomeados

“Cold Case Hammarskjöld”, pelo realizador dinamarquês Mads Brügger

Já leu teorias de conspiração sobre a morte do Dag Hammarskjöld´s? O Secretário-Geral da ONU sueco morreu num suspeito acidente de avião em 1961 a caminho das negociações de cessar-fogo para resolver um conflito em Katanga, no Congo, no qual estavam em jogo interesses económicos densos. Hammarskjöld era um político progressista que queria impedir que países ocidentais como a Grã-Bretanha e a França restabelecessem a sua influência em África, depois de as colónias terem conquistado a independência. O documentário de construção lenta de Mads Brügger lança luz sobre o mistério. Analisa as velhas reivindicações e gradualmente faz novas e surpreendentes descobertas. Este filme provocativo tem muitos ecos com questões atuais. Aponta o dedo a práticas enganosas na política e é ao mesmo tempo profundamente humano e hilariante. É a terceira vez na história do Prémio LUX que um documentário está entre os três finalistas.


“God Exists, Her Name Is Petrunya”, por uma realizadora da Macedónia do Norte, Teona Strugar Mitevska

O que acontece quando uma mulher participa numa corrida tradicionalmente reservada a homens e consegue encontrar uma cruz santa que um sacerdote ortodoxo atirou ao rio? Petrunya enfurece os homens e o padre, que atrai a polícia para o caso. Apesar de não ser inicialmente feminista, Petrunya recusa-se a ceder às exigências de devolver a cruz e luta pela igualdade de direitos. "Por que é que não tenho direito a um ano de boa sorte?" diz, referindo-se ao "prémio" para o vencedor do concurso.


“The Realm”, do diretor espanhol Rodrigo Sorogoyen

Até onde é que alguém vai para manter o poder? Este thriller carregado de adrenalina lida com corrupção política. Conta a história da morte de um político bem-sucedido e do seu feudo, que parecia destinado a durar para sempre. Prepare-se para discussões amargas, perseguições de carros e confrontos com a imprensa.




Processo de seleção do vencedor

Serão os eurodeputados a escolher o filme vencedor. Quem ganhará este ano? Descubra na cerimónia dos prémios, a 27 de novembro, durante a sessão plenária em Estrasburgo.

Sobre o Prémio Lux de Cinema

O PE atribui, anualmente, o Prémio Lux de Cinema, com o objetivo de apoiar a produção e distribuição de filmes europeus, estimulando a reflexão sobre as atuais questões políticas e sociais, e celebrando a cultura europeia.

Para saber mais