Presidente, vice-presidentes e questores: quem é quem? 

 
 

Partilhar esta página: 

Infografia.  

Os eurodeputados elegeram o eurodeputado italiano António Tajani (PPE), como o novo presidente do Parlamento Europeu a 17 de janeiro de 2017.

No dia seguinte, voltaram às urnas, desta vez para eleger 14 vice-presidentes e cinco questores. Fique a conhecer os eurodeputados e as responsabilidades que receberam por parte dos seus homólogos para os próximos dois anos e meio.

Juntos, presidente, vice-presidentes e questores compõem a Mesa do Parlamento, o órgão responsável por todas as questões administrativas, de pessoal e organizacionais do PE. Enquanto o presidente dirige, as atividades do Parlamento e representa o Parlamento em todas as questões de relações internacionais, cerimónias e atos administrativos, judiciais e financeiros órgãos, pode delegar algumas das suas responsabilidades nos vice-presidentes. Os questores tratam das questões administrativas que afetam diretamente os eurodeputados.

Todos os cargos eletivos no PE, como o de presidente, vice-presidente e questor, são renovados de dois anos e meio em dois anos e meio, ou seja, uma vez no início da legislatura e outra a meio dos cinco anos.

Tudo sobre as eleições da segunda metade do 8ª legislatura no nosso destaque.