Os sete grupos políticos do Parlamento

O Parlamento Europeu conta com 705 membros. Descobre a qual dos sete grupos políticos do PE o(a) teu(tua) eurodeputado(a) pertence.

Distribuição de assentos por grupo político. NI significa "não-inscritos", Os deputados franceses não-inscritos, não fazem parte de um grupo político. O Parlamento Europeu é composto por 705 deputados eleitos nos 27 Estados-Membros da União Europeia alargada.
Distribuição de assentos por grupo político a 16-02-2023. NI ou não-inscritos" refere-se aos deputados franceses sem grupo político.

Os eurodeputados organizam-se em grupos políticos, que reúnem representantes de diferentes Estados-Membros com base nas suas afinidades políticas.


Nos termos do Regimento do Parlamento, um grupo político deve ser composto por um mínimo de 23 deputado(a)s de pelo menos um quarto dos Estados-Membros (ou seja, sete).

O(a)s deputado(a)s europeus podem pertencer a apenas um grupo político, mas podem escolher não pertencer a nenhum; nesse caso, são designados por “não-inscritos” (na infografia acima, os membros não-inscritos são designados de NI, a abreviação francesa de “non‑inscrits”. Atualmente, 46 deputado(a)s ao Parlamento Europeu não pertencem aos grupos políticos.

Os grupos políticos podem ser formados a qualquer momento ao longo da legislatura. Atualmente, sete grupos políticos satisfazem os critérios estabelecidos.

Os grupos políticos gozam de algumas vantagens, nomeadamente desempenham um papel importante na definição da ordem do dia do Parlamento, beneficiam de mais tempo para usar da palavra durante os debates, têm mais espaço para escritórios, mais pessoal e mais recursos financeiros para a organização de reuniões e distribuição de informação. Para além disso, decidem sobre a constituição das comissões parlamentares e das delegações.


Abaixo figuram os grupos políticos, por ordem decrescente de dimensão, que compõem o Parlamento Europeu, desde 16 de fevereiro de 2022:

Grupo político

Presidente ou copresidentes

Número de membros

Grupo do Partido Popular Europeu (PPE)

Manfred Weber (Alemanha). Este é o seu quarto mandato como deputado ao Parlamento Europeu. Preside ao grupo desde 2014.

176

Grupo da Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas no Parlamento Europeu (S&D)

Iratxe García (Espanha). Deputada ao Parlamento Europeu desde julho de 2004.

144

Renew Europe

Stéphane Séjourné (França). Começou o seu primeiro mandato como deputado ao Parlamento Europeu em 2019.

102

Grupo dos Verdes/Aliança Livre Europeia (Verdes/ALE)


Terry Reintke (Alemanha) e Philippe Lamberts (Bélgica). Terry Reintke é deputada ao Parlamento Europeu desde 2014 e tornou-se copresidente do grupo em 2022. Philippe Lamberts, deputado ao Parlamento Europeu desde 2009, é copresidente desde 2014.

71

Identidade e Democracia (ID)

Marco Zanni (Itália). Deputado ao Parlamento Europeu desde 2014.

64

Conservadores e Reformistas Europeus (ECR)

Ryszard Legutko (Polónia) e Nicola Procaccini (Itália). Legutko é deputado ao Parlamento Europeu desde 2009 e tornou-se copresidente em 2017. Procaccini tornou-se eurodeputado em 2019 e co-presidente do grupo político em 2023.

64

A Esquerda Martin Schirdewan (Alemanha) e Manon Aubry (França). Martin Schirdewan é deputado ao Parlamento Europeu desde 2017, e Manon Aubry é deputada ao Parlamento Europeu desde 2019. 38


Na sequência das eleições e antes do Brexit, o Parlamento Europeu era composto por 751 deputados. No endereço que se segue, poderá ver a composição do Parlamento.


Para mais informações sobre os grupos políticos e a sua dimensão no atual mandato e nos anteriores mandatos, consulte o sítio Web sobre os resultados eleitorais