Partilhar esta página: 

Artigos 

ebanners_Sakharov        

O ginecologista congolês Denis Mukwege é o laureado com o Prémio Sakharov 2014, após a decisão do Presidente do Parlamento Europeu Martin Schulz e dos líderes dos grupos políticos, a 21 de outubro. O Parlamento Europeu tem atribuído anualmente, desde 1988, o Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento a indivíduos ou organizações pela sua promoção e pela sua defesa dos direitos humanos e da liberdade de expressão. Saiba mais sobre o galardão e a edição desde ano no nosso destaque.

Denis Mukwege        

"Os corpos das mulheres tornaram-se num verdadeiro campo de batalha e a violação é utilizada como uma arma de guerra", afirmou o médico congolês Denis Mukwege ao receber o Prémio Sakharov 2014 para a Liberdade de Pensamento, esta quarta-feira, 26 de novembro, em Estrasburgo. Mukwege foi homenageado pelo Parlamento Europeu por dedicar a sua vida a milhares de vítimas de violações coletivas e de violência sexual brutal na República Democrática do Congo.

Mukwege        

Denis Mukwege é o laureado com Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento 2014, após a decisão de hoje do Presidente do PE e dos líderes dos grupos políticos. "A Conferência de Presidente decidiu atribuir de forma unânime o Prémio Sakharov ao médico Denis Mukwege, da República Democrática do Congo, pela sua luta pela proteção das mulheres" anunciou Martin Schulz. Denis Mukwege vai ser convidado a receber o galardão a 26 de novembro durante a sessão plenária em Estrasburgo.

Calendário 
  • 23 de setembro de 2014: Apresentação formal dos nomeados 
  • 7 de outubro de 2014: Anúncio dos três finalistas  
  • 21 de outubro de 2014: Anúncio do vencedor 
  • 26 de novembro de 2014: Cerimónia de entrega do Prémio em Estrasburgo 

Artigos 

infographic illustration        

De Mandela a Malala, o Parlamento Europeu tem atribuído o Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento desde 1988. Como é decidida a atribuição e como funciona o processo? Veja a nossa infografia e acompanhe #PrémioSakharov para as últimas notícias sobre o laureado desde ano.

Sakharov Prize: meet the finalists ©BELGA        

A distância, física ou cultural, não torna as violações dos direitos humanos menos graves. O movimento ucraniano EuroMaidan, um ginecologista da República Democrática do Congo e uma ativista dos direitos humanos no Azerbaijão são os três finalistas da edição de 2014 do Prémio Sakharov para a Liberdade do Pensamento. Os seus nomes foram revelados esta terça-feira, 7 de outubro, após a votação na Comissão dos Assuntos Externos e da Comissão do Desenvolvimento.

poster        

Ginecologistas, líderes religiosos, jornalistas… Têm profissões diferentes, mas uma causa em comum: os Direitos Humanos. Os nomeados para a edição do Prémio Sakharov de 2014 foram apresentados formalmente esta terça-feira, 23 de setembro, numa reunião conjunta das Comissões dos Assuntos Externos, Desenvolvimento e da Subcomissão dos Direitos do Homem. Conheça um pouco melhor os nomeados. O laureado será conhecido em outubro.

Artigos 

Ao longo de 25 anos, o Prémio Sakharov honrou defensores inspiradores da liberdade de pensamento. Como são nomeados e escolhidos e laureados e quem foi Sakharov?  
       

O Prémio Sakharov recompensa personalidades excecionais que lutam contra a intolerância, o fanatismo e a opressão. A exemplo de Andrei Sakharov, os laureados com o Prémio Sakharov testemunham a coragem que é necessária para defender os direitos do Homem e a liberdade de expressão.

infographic illustration        

De Mandela a Malala, o Parlamento Europeu tem atribuído o Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento desde 1988. Como é decidida a atribuição e como funciona o processo? Veja a nossa infografia e acompanhe #PrémioSakharov para as últimas notícias sobre o laureado desde ano.