Eurodeputados apelam ao fim da discriminação contra os ciganos

Os eurodeputados votam, esta quarta-feira, 25 de outubro, um relatório onde pedem o fim da discriminação contra a comunidade cigana na Europa.

Os princípios da igualdade e da não-discriminação estão consagrados nas nossas Constituições e nos Tratados da UE. No entanto, segmentos da população continuam a ser alvo de discriminação. É o que se passa com a comunidade cigana. "Nunca reconhecemos o clima hostil que existe em relação aos ciganos. Existe a nível individual, a nível institucional. É estrutural. E muito antigo", afirma a eurodeputada sueca Soraya Post, autora do relatório sobre as causas na origem da hostilidade em relação aos ciganos, debatido e votado em sessão plenária a 24 e 25 de outubro, respetivamente.

Se queremos ter orgulho na nossa União, não o conseguiremos enquanto tivermos 10, 12 milhões de pessoas a viver completamente excluídas de tudo”,
Soraya Post

“Ninguém quer ser pobre”

“Ninguém quer ser pobre. Ninguém quer viver como gado. Ninguém quer que os seus filhos não vão à escola. Ninguém quer viver sem eletricidade. Ninguém quer viver sem água. Se queremos ter orgulho na nossa União, não o conseguiremos enquanto tivermos 10, 12 milhões de pessoas a viver completamente excluídas de tudo”, explica Soraya Post (S&D), também ela de etnia cigana.

A comunidade cigana na UE

De acordo com o estudo EU MIDIS II, em 2016 80% dos ciganos vivem abaixo do limiar da pobreza e metade dos jovens entre os 16 e os 24 anos não frequentam a escola.

O eurobarómetro de 2015 dedicado à discriminação na UE revelou que 20% dos inquiridos afirmaram que estariam desconfortáveis se tivessem de trabalhar com um colega cigano e que apenas 45% dos inquiridos afirmaram que estariam confortáveis com a ideia de que o seu filho ou filha pudesse ter uma relação com um individuo da comunidade.   

Acompanhe o debate e a votação em direto.

O artigo foi publicado inicialmente a 27 de setembro e atualizado a 23 de outubro por ocasião da votação do relatório em sessão plenária.