Emissões de gases com efeito de estufa por país e setor (Infografia) 

 
 

Partilhar esta página: 

Explore a nossa infografia e descubra a quantidade de emissões de gases com efeito estufa por país e setor na UE. Descubra também quem são os principais emissores a nível mundial.

As emissões de gases com efeito de estufa contribuem para acelerar as alterações climáticas. Quem são os maiores emissores? E quais os setores que poluem mais?


Quantidade de emissões de gases com efeito de estufa por ano na UE


O dióxido de carbono (CO2) é o gás com efeito de estufa mais emitido, sendo normalmente libertado por atividades humanas. No entanto, outros gases com efeito de estufa emitidos em menores quantidades conservam, contudo, o calor de forma mais eficaz que o CO2 e são, nalguns casos, milhares de vezes mais fortes.

Infografia sobre as emissões atmosféricas mundiais por poluente  

Emissões de gases com efeito de estufa na UE por setor


De acordo com o 5º relatório de avaliação do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas (IPCC na sigla em inglês), é extremamente provável que as atividades humanas nos últimos 50 anos tenham aquecido o nosso planeta. Estas atividades incluem, por exemplo, a combustão de carvão, petróleo e gás, a deflorestação e a agricultura.


O diagrama abaixo mostra as emissões de gases com efeito de estufa dos 28 países da UE em 2017, classificadas em função das principais fontes. O sector energético foi responsável por 80,7% das emissões de gases com efeito de estufa nos 28 Estados-Membros em 2017, das quais o transporte representa perto de um terço. As emissões de gases com efeito de estufa na agricultura contribuem com 8,72%, os processos industriais com 7,82% e a gestão de resíduos com 2,75%.

Infografia sobre emissões de gases com efeito de estufa na UE por setor em 2017  

Emissões de gases com efeito de estufa na UE e no mundo


Os gráficos abaixo classificam os países da UE pelas emissões totais de gases com efeito de estufa (GEE) em 2017 e enumeram os principais emissores de gases com efeito de estufa do mundo em 2015. A UE é o terceiro maior emissor depois da China e dos Estados Unidos, seguida pela India e pela Rússia.


Os gases com efeito de estufa permanecem na atmosfera por períodos que podem chegar aos milhares de anos. Estes gases têm portanto um impacto mundial, independentemente de onde tenham sido libertados.

Infografia: Emissões totais de gases com efeito de estufa por Estado-Membro em 2017  
O que são os gases com efeito de estufa? 
  • O gás com efeito de estufa é um gás na atmosfera que atua de forma parecido ao vidro numa estufa: absorve a energia e o calor do Sol que são irradiados pela superfície da Terra, conserva-os na atmosfera e evitando que escapem para o espaço.  
  • Este processo é o principal motivo por detrás do efeito estufa que mantém a temperatura do planeta mais quente, permitindo assim a vida na Terra. 
  • Muitos gases de efeito estufa são libertados de forma natural na atmosfera, mas a atividade humana acrescenta enormes quantidades, aumentando assim o efeito estufa que contribui para o aquecimento global.  
Infografia: emissores de gases com efeito de estufa em 2015