Alterações climáticas na Europa: factos e números

Descobre factos e números sobre as alterações climáticas na UE: impactos regionais, principais emissores, redução de gases com efeito de estufa e não só.

Uma paisagem de um prado em mudança devido às alterações climáticas
Efeitos das alterações climáticas

As alterações climáticas são uma questão global. Mas como afetam a Europa? Os fatos e números debaixo destacam diferentes aspetos desta questão: as causas, as consequências e a evolução.

O CO2 não é o único gás com efeito de estufa que causa o aquecimento global

O gás com efeito de estufa mais conhecido é o dióxido de carbono (CO2), o qual representava quase 80% do volume de todas as emissões de gases com efeito de estufa na UE em 2021.

Outros gases com efeito de estufa encontram-se em menor quantidade na atmosfera, mas podem ter um efeito de aquecimento maior. Por exemplo, o metano representava 12% do impacto das emissões de gases com efeito de estufa da UE em 2021.

Alguns gases de efeito estufa ocorrem naturalmente na atmosfera, mas a atividade humana faz com que se acumulem. Outros são provocados pelos seres humanos, como é o caso dos gases fluorados que são usados na indústria. Frequentemente, estes últimos gases têm um potencial de aquecimento global milhares de vezes mais forte do que o do CO2.


Conhece os diferentes gases com efeito de estufa, a origem e o potencial de aquecimento.



Os maiores emissores de gases com efeito de estufa da UE: países e setores


A União Europeia (UE) era o quarto maior emissor de gases de efeito estufa em 2019, depois da China, dos Estados Unidos e da Índia. A contribuição da UE ao total de emissões mundiais de gases com efeito de estufa diminuiu de 15,2% em 1990 para 7,3% em 2019.

Dentro da UE, os cinco principais emissores em 2019 eram a Alemanha, França, Itália, Polónia e Espanha. O setor da energia foi responsável por 77,01% das emissões de gases com efeito de estufa na UE em 2019, seguido da agricultura (10,55%), da indústria (9,10%) e do sector dos resíduos (3,32%).

 

Descobre mais detalhes na nossa infografia sobre as emissões de gases com efeito de estufa por país e setor na UE.

 

A evolução das emissões de gases com efeito de estufa na UE desde 1990

 

Em 2008, a UE estabeleceu como meta reduzir as emissões de gases com efeito de estufa em 20% até 2020, em comparação com os níveis de 1990. Desde então, têm sido vários os progressos neste âmbito: em 2019, a quantidade de emissões de gases com efeito de estufa na UE diminuiu em 22% em comparação com os níveis de 1990. Em 2020, as emissões estavam abaixo dos níveis de 1990, em parte devido à pandemia da COVID-19.

Em 2021, a UE estabeleceu um novo objetivo de redução das emissões destes gases em pelo menos 55% até 2030, em comparação com os níveis de 1990 e com vista a alcançar a neutralidade climática até 2050. De acordo com as últimas projeções dos Estados-Membros, a redução líquida de emissões seria de apenas 41% até 2030.



Vê a nossa infografia sobre os progressos da UE ao nível das metas climáticas de 2020.

 

O impacto das alterações climáticas na Europa

As alterações climáticas já afetam a Europa de diversas maneiras, consoante a região. Podem, por exemplo, acarretar a perda de biodiversidade, incêndios florestais, diminuição da produção agrícola e temperaturas mais elevadas. Também podem impactar a saúde das pessoas. Este é o caso, por exemplo, das mortes provocadas por vagas de calor.

Consulta o nosso mapa relativo ao impacto das alterações climáticas nas diferentes regiões europeias.


Emissões dos transportes na UE: factos e números

Os transportes são o único sector em que as emissões continuam a ser mais elevadas do que as de 1990. Os transportes são responsáveis por cerca de 30% das emissões totais de CO2 da UE, das quais 72% provêm do transporte rodoviário.

Emissões de CO2 dos automóveis

Os automóveis e as furgonetas produzem cerca de 15% das emissões de CO2 da UE, sendo que 60% das emissões totais de CO2 resultam dos transportes rodoviários. Com uma média de 1,7 pessoas por carro na Europa, outros modos de transporte, como é o caso dos autocarros constituem alternativas mais limpas. No entanto, os carros modernos poderiam estar entre os modos de transporte mais limpos se partilhados, em vez de terem apenas um condutor.

Verifica mais pormenores na nossa infografia sobre as emissões de CO2 dos carros.

Emissões de aviões e navios

A aviação internacional e o transporte marítimo representam, cada um, menos de 3,5% das emissões totais de gases com efeito de estufa da UE, mas têm sido a fonte de emissões que cresce a um ritmo mais rápido. Prevê-se que as emissões dos aviões sejam 10 vezes mais elevadas em 2050 do que em 1990, enquanto as emissões dos navios poderão aumentar até 50%.

Sabe mais sobre as emissões do transporte aéreo e marítimo na nossa infografia.


Cronologia das negociações da ONU sobre o clima

A UE é um ator essencial nas negociações da ONU sobre as alterações climáticas e assinou o Acordo de Paris. Todos os países da UE são igualmente signatários, mas coordenam as suas posições e estabelecem objetivos comuns de redução das emissões ao nível da UE.

Vê a nossa cronologia das negociações sobre as alterações climáticas.

Mais sobre as alterações climáticas na UE