Corpo Europeu de Solidariedade: oportunidades para os jovens

Se tens entre 18 e 30 anos e gostarias de ajudar a tornar a sociedade um pouco melhor inscreve-te no Corpo Europeu de Solidariedade.

Corpo Europeu de Solidariedade: oportunidades para os jovens
A comissão CULT aprovou as novas prioridades do programa dentro do próximo Quadro Financeiro Plurianual.

Os eurodeputados alargaram o âmbito de aplicação do Corpo Europeu de Solidariedade e aprovaram o seu programa para 2021-2027, a 18 de maio.

O novo programa inclui uma vertente de ajuda humanitária - que antes constituía um programa autónomo, e ganhará agora a forma de programa de voluntariado autónomo com o seu próprio orçamento.

Este novo programa será mais inclusivo do que o anterior, tendo a Comissão e os Estados-Membros de apresentar planos para aumentar a participação de jovens de meios desfavorecidos. Os jovens também poderão agora ser voluntários no seu próprio país.

O Corpo Europeu de Solidariedade propõe atividades de voluntariado para jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, tendo o Parlamento Europeu aumentado com êxito o seu orçamento em 15% em relação ao programa anterior (2018-2020).


O que é o Corpo Europeu de Solidariedade?

Lançado em 2016 , o Corpo Europeu de Solidariedade pretende ser o principal ponto de entrada da UE para os jovens que queiram ser voluntários ou trabalhar em projetos com o objetivo de auxiliar comunidades e pessoas em toda a Europa.

A ideia é dar aos jovens a oportunidade de adquirir competências para o desenvolvimento pessoal, social, cívico e profissional, incluindo conhecimento e formação, enquanto ajudam outras pessoas.

Os projetos incluem educação, saúde, proteção ambiental, trabalho com crianças e idosos, bem como com migrantes e requerentes de asilo, com prioridade para o trabalho beneficente.

As atividades não devem afetar os empregos ou estágios existentes. Enquanto isso contribuem para reforçar os compromissos de responsabilidade social coletiva das empresas, mas não para substituí-los.

“O voluntariado é uma verdadeira forma de solidariedade e está no cerne dos valores europeus. O nosso novo programa é mais focado e oferece muito mais aos jovens na Europa. O voluntariado é uma parte vital da nossa democracia moderna. Seremos capazes de superar esta crise juntos se aumentarmos a nossa participação cívica”, disse a relatora do PE para o tema, Michaela Šojdrova (PPE, Chéquia).

Podes inscrever-te no Corpo Europeu de Solidariedade assim que tiveres 17 anos, mas não podes iniciar um projeto antes de completares os 18 anos.


Sabe mais sobre as políticas sociais da UE.