Finalistas do Prémio de Cinema Lux 2018: a diversidade do cinema europeu

Os três filmes que estão a competir pelo Prémio de Cinema Lux deste ano são “Styx”, “The other Side of Everything” e “Woman at War”.

Lux Prize 2018
Finalistas do Prémio de Cinema Lux 2018.

Os três finalistas do Prémio de Cinema Lux foram revelados no dia 24 de julho em Roma pelo presidente do Parlamento Europeu, Antonio Tajani, durante uma conferência de imprensa no Giornate degli Autori. Os três finalistas deste ano são:

  • The Other Side of Everything de Mila Turajlić (Sérvia, Franca, Qatar)

  • Woman at War de Benedikt Erlingsson (Islândia, França, Ucrânia)

  • Styx de Wolfgang Fischer (Alemanha, Áustria)

The Other Side of Everything da realizadora sérvia Mira Turajlić, relata a história de todo um país e sociedade na sua luta contra o nacionalismo e pela democracia. A crónica duma família na Sérvia transforma-se num retrato doloroso duma ativista em tempos de grande turbulência, pondo em causa a responsabilidade de cada geração de lutar pelo seu futuro.

Woman at War do realizador islandês Benedikt Erlingsson, é uma saga alegre, inventiva, enérgica e feminista de uma mulher que é professora de música e vive uma vida dupla como uma ativista ambiental apaixonada. Quando começa a planear a sua operação mais ousada, é informada que o seu pedido para adotar uma criança foi finalmente aceite e que há uma criança à sua espera na Ucrânia.

infographic illustration on Lux Prize
Prémio Lux 2018

Styx do realizador Austríaco Wolfgang Fischer, parece ao princípio tratar-se dum documentário, mas na realidade trata-se duma alegoria magistral sobre o mundo polarizado no qual vivemos e a ambivalência em relação à crise dos refugiados. A protagonista navega na direção das suas férias de sonho no Atlântico, mas depois duma tempestade encontra-se perto dum navio abandonado, repleto de pessoas que precisam desesperadamente de ajuda. A guarda costeira instrui-a a não tomar qualquer ação, ao não dispor do equipamento necessário para os ajudar, mas a ordem entra em conflito com o seu sentido de responsabilidade social: será capaz de seguir o seu caminho enquanto outros seres humanos se afogam?

Filmes europeus nas salas de cinema europeias

Os três filmes finalistas serão legendados nas 24 línguas oficiais da UE e exibidos em 50 cidades e festivais por toda a Europa entre outubro e dezembro com o apoio do Parlamento Europeu.

O filme vencedor do Prémio de cinema LUX será escolhido pelos eurodeputados e será anunciado no dia 14 de novembro durante a sessão plenária em Estrasburgo, na presença dos realizadores.

Para saber mais