Galway e Rijeka: as capitais europeias da cultura em 2020 

 
 

Partilhar esta página: 

Sabe onde ficam estas duas cidades costeiras? Uma delas tem vista para o Atlântico, a outra para o Mar Adriático.

Galway e Rijeka são as capitais da cultura deste ano  

Sabe onde ficam estas duas cidades costeiras? Uma delas tem vista para o Atlântico, a outra para o Mar Adriático.


Criada em 1985, a iniciativa Capitais Europeias da Cultura evidencia a riqueza e a diversidade da cultura europeia, ajudando, ao mesmo tempo, a dar a conhecer internacionalmente diferentes regiões e cidades na Europa. O título tem um impacto de longo-prazo, não apenas a nível cultural, mas também social e económico.

“Uma cidade vibrante e dinâmica na ponta da Europa”

A maior cidade da província de Connacht, na Irlanda, Galway, angariou pela terceira vez o título de Capital Europeia da Cultura. A partir de fevereiro, tendo em conta o calendário celta, o programa Galway 2020 vai girar em torno de quatro festividades célticas: Imbolc, Bealtaine, Lughnasa e Samhain.


Nesta cidade, um em cada quatro habitantes nasceu fora da Irlanda, por isso, a diversa migração junta-se à paisagem e à linguagem como um dos três temas centrais do Galway 2020. A Vice-Presidente do Parlamento Europeu Mairead McGuinness , cujo círculo eleitoral inclui Galway, descreveu a cidade como “um sinónimo de cultura”:


“Galway é rica em tradição literária, nas artes e na música - é a casa da língua irlandesa -, sendo simultaneamente completamente moderna e global - um centro de dispositivos médicos e de tecnologia. Estou encantada com a possibilidade desta cidade vibrante e dinâmica, na ponta da Europa, poder mostrar-se a um continente inteiro”.



“Um exemplo brilhante de tolerância e multiculturalismo”

Galway divide o título de Capital Europeia da Cultura com Rijeka, uma cidade croata na costa do Mar Adriático, conhecida pela atmosfera boémia e pela abundância de festivais. Albergando o maior porto do país, Rijeka é a primeira cidade da Croácia a ser distinguida como Capital Europeia da Cultura.


Sob o slogan “Porto da Diversidade”, o programa Rijeka 2020 vai assentar sobre três temas: água, trabalho e migração. O eurodeputado croata Valter Flego, do Partido Renew Europe”, congratulou a cidade onde se formou em engenharia:

Rijeka pode ser vista como um exemplo brilhante de tolerância e multiculturalismo para todas as cidades europeias. Tenho a certeza que vai promover estes tópicos da forma certa. Os meus parabéns, do fundo do meu coração, à cidade onde estudei por este prestigiante reconhecimento.

Valter Flego 
Partilhar esta citação: