Parlamento Europeu com luz dourada para apoiar crianças com cancro 

 
 

Partilhar esta página: 

O Parlamento Europeu acendeu luzes douradas para assinalar o "setembro dourado" - Campanha de Sensibilização 2020 contra o Cancro Infantil  

O Parlamento junta-se à campanha mundial "setembro dourado" para aumentar a sensibilização para o cancro infantil, iluminando em tons de ouro a sua sede de Bruxelas de 1 a 6 de setembro.


Todos os anos são diagnosticados mais de 35 000 casos de cancro pediátrico na Europa.

Embora a taxa de sobrevivência aos cinco anos de idade seja de 80%, existem grandes diferenças entre os países europeus devido à desigualdade de acesso a melhores cuidados de saúde e a especialistas.

500 000  ; é o número estimado de sobreviventes de cancro infantil na Europa em 2020

Partilhar esta citação: 

Consideram-se as leucemias como o cancro mais frequente e mais mortal para as crianças, sendo responsável por mais de 30% de novos casos e mortes cada ano.



A luta contra o cancro é uma prioridade da UE. Em junho, o Parlamento Europeu criou uma comissão especial sobre a luta contra o cancro para analisar a forma como a UE pode tomar medidas concretas nesta área.

A comissão especial sobre a luta contra o cancro avaliará:  
  • a possibilidade de melhorar a qualidade de vida dos doentes e das suas famílias 
  • os conhecimentos científicos sobre a melhor prevenção possível do cancro e ações específicas para controlar o tabagismo, a obesidade, o consumo de álcool, a poluição, etc.  
  • o apoio à investigação em matéria de prevenção, diagnóstico e tratamento de cancros infantis e raros, para os quais uma abordagem da UE poderá oferecer melhores possibilidades de sucesso 
  • a deteção precoce de cancros no âmbito de programas de rastreio  
  • o apoio a ensaios clínicos sem fins lucrativos para melhorar o tratamento em áreas não investigadas pela indústria farmacêutica  
  • as possíveis medidas da UE para facilitar a transparência dos preços dos tratamentos, de modo a melhorar a comportabilidade dos preços e a acessibilidade dos medicamentos contra o cancro  

A eurodeputada polaca Ewa Kopacz (PPE) e coordenadora parlamentar para os direitos das crianças, disse: "Embora devamos esforçar-nos para a prevenção do cancro pediátrico, devemos também trabalhar para garantir que todas as crianças que fazem face a um diagnóstico de cancro tenham um acesso equitativo a tratamento e a cuidados adequados durante todo o processo de tratamento e recuperação.”



A vice-presidente do Parlamento, que também já exerceu como pediatra e ministra da saúde, acrescentou: "Ao iluminar o Parlamento Europeu de dourado estamos a enviar um sinal forte de solidariedade e apoio às crianças e adolescentes que lutam contra o cancro, às suas famílias, aos sobreviventes do cancro infantil e aos profissionais que os acompanham."

Saiba mais sobre como a UE contribui para melhorar a saúde pública.