Dia Internacional da Mulher 2021: mulheres a liderar a luta contra a COVID-19 

Atualizado: 
 
Criado:   
 

Partilhar esta página: 

Dia Internacional da Mulher 2021 no Parlamento Europeu  

Este ano, para assinalar o Dia Internacional da Mulher, o Parlamento Europeu realça o papel fundamental das mulheres durante a crise da COVID-19.

As mulheres têm estado na linha da frente do combate à pandemia do coronavírus, tendo em conta a sua predominância no setor da saúde. Muitas outras mulheres também foram seriamente afetadas, por se encontrarem a ocupar postos de trabalho inseguros ou precários, que desapareceram ou sofreram alterações com a crise. Além disso, os confinamentos contínuos conduziram a um aumento dos casos de violência doméstica. O Parlamento Europeu (PE) fez um apelo para que estas desigualdades sejam abordadas.

Descubra alguns dados sobre o impacto da pandemia para as mulheres.


O Dia Internacional da Mulher será comemorado pelo Parlamento durante a sua sessão plenária de 8 de março, que contará com a participação da Vice-Presidente dos E.U.A., Kamala Harris e a Primeira-Ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, através de mensagens de vídeo.


Assista em direto ao plenário a partir das 16h00*

A liderança feminina na luta contra a COVID-19


Para acrescer a sensibilização perante as situações enfrentadas pelas mulheres durante a crise, a comissão dos direitos das mulheres e da igualdade dos géneros (FEMM) vai marcar esta edição do Dia Internacional da Mulher com a reunião interparlamentar ‘Somos fortes: as mulheres na liderança da luta contra a COVID-19' no dia 4 de março.


O Presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, e a Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, vão encetar o evento que será conduzido pela presidente da FEMM, Evelyn Regner. Fazem parte dos participantes: a Comissária Europeia para a Igualdade de Género, Helena Dalli, e a Presidente grega, Ekaterini Sakelaropoulou.


No âmbito de um painel sobre as ‘Mulheres na linha da frente e as lições aprendidas com a gestão da crise’, várias mulheres que desempenham funções como líderes políticas, profissionais de saúde ou especialistas em igualdade de género partilharão exemplos de boas práticas e as suas experiências pessoais de empoderamento das mulheres em tempos de crise, com eurodeputados e deputados nacionais.


Assista à gravação do evento de 4 de março*

No dia 3 de março, o PE organiza um seminário sobre a liderança feminina na luta contra a COVID-19 com especial destaque para as cientistas e as cuidadoras. O evento reunirá investigadoras da indústria farmacêutica associadas à pesquisa das vacinas COVID-19, especialistas em igualdade de género, profissionais de saúde e da área social e eurodeputadas, entre outras participantes.


Reveja online o seminário a 3 de março*

Junte-se a nós nas redes sociais


No dia 8 de março, a Presidente da FEMM, Evelyn Regner estará em direto no Facebook para responder às suas perguntas sobre a atual situação da igualdade de géneros na UE e as várias áreas onde a pandemia agravou a situação das mulheres.


Acompanhe o direto no dia 8 de março às 10h00*

Evelyn Regner juntar-se-á igualmente a Anja Rubik, para uma discussão em direto no Instagram sobre os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres e a posição do Parlamento em relação à proibição de facto do aborto na Polónia. Anja Rubik é uma conhecida influenciadora polaca.

Siga a discussão em direto a 8 de março às 11h00*

 

* Na hora de Lisboa.

Leia mais sobre o combate do Parlamento pela igualdade de género e as suas principais datas.

 

Siga os eventos nas redes sociais com: 
  • #IWD2021EP  
  • #IWD2021  
  • #InternationalWomensDay  
  • #DiaInternacionaldaMulher