Eurodeputados querem um turismo pós-pandemia mais seguro e sustentável

O turismo pós-pandemia deverá ser mais limpo, seguro e sustentável, de acordo com um relatório aprovado pelos eurodeputados a 25 de março.

O Parlamento Europeu quer um plano para tornar o turismo na Europa mais sustentável

O turismo e o coronavírus

 

O turismo é um dos setores mais atingidos pela pandemia. Emprega cerca de 27 milhões de pessoas e representa perto de 10% do PIB da União Europeia (UE). Seis milhões de postos de trabalho estão atualmente em risco. A Europa, o principal destino turístico do mundo, recebeu 66% menos turistas internacionais no primeiro semestre de 2020 e 97% menos no segundo semestre.

Leia mais: COVID-19: Apoio da UE para a indústria do turismo

Uma nova estratégia para o turismo na Europa

Os eurodeputados pediram a uma estratégia europeia para tornar o turismo mais limpo, mais seguro e mais sustentável, e assim o reequilibrar após a pandemia, incluindo um certificado de vacinação comum.

"Com o verão ao virar da esquina, queremos evitar erros do passado e implementar medidas coordenadas e uniformes da UE, como um protocolo de testes antes da partida, um certificado de vacinação, um selo de certificação sanitária, para facilitar as viagens, sem custos para os cidadãos", frisou a autora do relatório, Cláudia Monteiro de Aguiar (PPE, PT).

Assistência financeira


A continuidade de um apoio financeiro a curto prazo é essencial para a sobrevivência do setor, como indica o relatório, que insta igualmente os países da UE a incluírem as viagens e o turismo nos seus planos de recuperação face à crise da COVID-19. O mesmo relatório solicita o investimento público e privado na digitalização e na modernização geral do setor e refere que os países devem considerar a possibilidade de reduzir temporariamente as taxas de IVA sobre os serviços de viagens e turismo.

Certificado de vacinação comum

Com vista a restabelecer a liberdade de circulação, o relatório prevê um certificado de vacinação comum, como alternativa aos testes PCR e aos requisitos de quarentena, assim que as vacinas estejam disponíveis para todos e existam provas científicas suficientes de que as pessoas vacinadas não transmitem o vírus. A quarentena deve continuar a ser uma ferramenta de último recurso segundo o relatório.

A Comissão Europeia propôs, a 17 de março, um ‘certificado verde digital’, em conformidade com a sugestão referida no relatório parlamentar.

Rumo a um turismo mais sustentável

O relatório explica que a pandemia mudou as preferências dos consumidores para opções mais ecológicas que os aproximam da natureza. E apela a um roteiro para o desenvolvimento de formas de turismo mais sustentáveis, com o objetivo de reduzir a pegada ambiental deste setor.

Fazem parte das várias propostas dos eurodeputados:

  • um selo de certificação sanitária da UE, que garanta o cumprimento das normas mínimas de higiene para a prevenção e o controlo do vírus que causa a COVID-19 e de outras possíveis infeções, para ajudar a restaurar a confiança dos consumidores no turismo e nas viagens,

  • uma nova Agência Europeia de Turismo.

Leia mais: Coronavírus: factos sobre os direitos dos passageiros