Estatísticas agrícolas da UE: subsídios, emprego, produção (infografia)

Descubra factos e números sobre a agricultura na União Europeia, incluindo o financiamento por país, emprego e produção, nas nossas infografias.

A agricultura é uma indústria importante para todos os países da União Europeia (UE), sendo que todos eles recebem fundos europeus através da Política Agrícola Comum (PAC). Estas verbas apoiam diretamente os agricultores através do Fundo Europeu Agrícola de Garantia (FEAGA) e as zonas rurais, a ação em prol do clima e a gestão dos recursos naturais através do Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER).


Saiba de que forma a PAC apoia os agricultores.


Subsídios agrícolas da UE por país


Em 2019, foram despendidos 38,2 mil milhões de euros em pagamentos diretos aos agricultores e 13,8 mil milhões de euros em desenvolvimento rural. Outros 2,4 mil milhões de euros serviram para apoiar o mercado dos produtos agrícolas.

As regras que regem a forma como os fundos da PAC se gastam são determinadas pelo orçamento de longo prazo da UE. As atuais regras são aplicáveis até dezembro de 2022, data a partir da qual a mais recente reforma da PAC entrará em vigor, passando a cobrir o período 2023-2027.

Infografia com mapa que mostra a quantidade de subsídios da Política Agrícola Comum (PAC) por país da UE em 2019. Os principais dados encontram-se na rubrica subsídios agrícolas da UE por país.
A repartição dos subsídios da PAC pelos diferentes Estados-Membros da União Europeia

Estatísticas de emprego no setor agroalimentar da UE

A indústria agrícola apoiou 9 476 600 empregos em 2019 e 3 769 850 empregos na produção de alimentos (em 2018) e representou 1,3% do produto interno bruto (PIB) da UE em 2020.

Na Roménia verificou-se o número mais elevado de pessoas empregadas na área agrícola em 2019, enquanto a Alemanha registou o maior número de pessoas empregadas na produção alimentar em 2018. Portugal empregou mais de 401 000 pessoas na agricultura em 2019 e 96 700 na produção de alimentos em 2018.

Por cada euro gasto, o setor agrícola injeta mais 0,76 euros na economia da UE. O valor acrescentado bruto (VAB) da agricultura, ou seja, a diferença entre o valor de tudo o que o setor agrícola primário da UE produziu e o custo dos serviços e bens utilizados no processo de produção, foi de 178,4 mil milhões de euros em 2020.

Infografia que mostra o emprego na agricultura (em 2019) e na produção alimentar (em 2018) por país da UE. Os dados-chave encontram-se na rubrica Estatísticas de emprego no setor agroalimentar da UE.
Dados sobre o emprego no setor agroalimentar da União Europeia

Produção agrícola na Europa


A agricultura da União Europeia produz uma grande variedade de produtos alimentares, desde os cereais ao leite. A UE legislou para garantir que os alimentos produzidos e vendidos na UE são seguros. Através da sua Estratégia do Prado ao Prato, anunciada em 2020, a União visa garantir que os alimentos também sejam produzidos de uma maneira mais sustentável.

Os eurodeputados querem reduzir a utilização de pesticidas para melhor proteger os polinizadores e a biodiversidade. Eles pretendem igualmente acabar com a utilização de gaiolas na pecuária e aumentar a utilização da terra para a agricultura biológica até 2030.

Infografia que indica quantas toneladas de alimentos diferentes foram produzidas na UE em 2019.
Os números relativos à quantidade de alimentos de várias categorias produzidos na União Europeia em 2019

Para saber mais