O USB-C será o carregador comum da UE até o final de 2024

O Parlamento adotou novas regras para tornar a porta USB-C o carregador comum para pequenos dispositivos eletrónicos até o fim de 2024. Descobre como isto te afetará.

Dispositivos eletrónicos: o Parlamento adota o carregador USB-C como norma

A existência de uma grande variedade de carregadores para diferentes dispositivos tornou-se um inconveniente para os consumidores e tem acarretado toneladas desnecessárias de resíduos eletrónicos.

No sentido de cumprir com as suas metas ambientais e reduzir os custos, a União Europeia (UE) vai introduzir o uso de um carregador comum.

84%

é a percentagem de consumidores que tiveram problemas com carregadores de telemóveis nos últimos dois anos, de acordo com um estudo de 2019 da Comissão Europeia

O que vai mudar

Os dispositivos incluídos

A legislação abrange telemóveis, tabletes, câmaras digitais, auscultadores, altifalantes portáteis, consolas de videojogos portáteis, altifalantes portáveis, teclados, ratos, auscultadores portáteis e aparelhos de navegação portáveis. Os teclados terão de ser adaptados aos requisitos 40 meses após a lei entrar em vigor.

Adaptação às novas tecnologias

Para acompanhar as tecnologias mais recentes, a Comissão pode adaptar o âmbito de aplicação da diretiva, nomeadamente no que se refere às soluções de carregamento sem fios.

Não há necessidade de comprar um novo dispositivo com carregador

 

Ao abrigo da nova lei, os consumidores terão a possibilidade de comprar um novo dispositivo com ou sem dispositivo de carregamento.

Monitorização das novas tecnologias

Neste âmbito, os eurodeputados requerem uma revisão regular da aplicação das leis às novas tecnologias de carregamento.

Contexto

O Parlamento Europeu tem insistido no uso de um carregador comum para dispositivos portáteis desde há mais de 10 anos.

Embora algumas empresas tenham introduzido iniciativas voluntárias que diminuíram o número da oferta de carregadores, tais foram insuficientes para cumprir os objetivos da UE em matéria de redução dos resíduos eletrónicos.

A Comissão Europeia apresentou uma proposta sobre o carregador comum em setembro de 2021.

O Parlamento e os países da UE chegaram a um acordo provisório no que refere a esta legislação a 7 de junho de 2022. O Parlamento aprovou formalmente o acordo a 4 de outubro. Depois de ser formalmente aprovado pelo conselho, os países da UE terão dois anos para transpor as regras para a legislação nacional. As regras não serão aplicáveis aos produtos colocados no mercado antes de a legislação entrar em vigor.