Conhece o(a)s presidentes das comissões do Parlamento 

Atualizado: 
 
Criado:   
 

Partilhar esta página: 

As comissões são os centros de poder do trabalho legislativo do Parlamento. Descobre quem as dirige.

Quem é quem Presidentes das comissões

As comissões do Parlamento Europeu elegeram o(a)s presidentes e vice-presidentes para a segunda metade da legislatura atual (2019-2024) em janeiro de 2022.

O Parlamento tem 20 comissões permanentes e 4 subcomissões, abrangendo vários domínios políticos, desde o ambiente ao comércio internacional.

As comissões são responsáveis pela elaboração das posições do Parlamento sobre as propostas legislativas, que são depois discutidas e votadas em plenário. Preparam igualmente relatórios de iniciativa, nomeiam equipas de negociação para conduzir conversações com o Conselho, organizam audições com peritos e analisam o trabalho levado a cabo por outras instituições e organismos da União Europeia (UE).

Tal como acontece com outros cargos, como os de presidente e de vice-presidentes do Parlamento, o(a)s presidentes e vice-presidentes das comissões permanentes e das subcomissões são eleito(a)s por um período de dois anos e meio, ou seja, para o período que corresponde a uma metade da legislatura do Parlamento.

O Parlamento também pode criar comissões especiais ou de inquérito. estabelecidas para funcionar durante um determinado período de tempo que pode ser prorrogado. As comissões especiais abordam um tema concreto e elaboram um relatório com recomendações para as ações da UE. As comissões de inquérito investigam alegadas falhas na aplicação da legislação da UE.

Em 2020, o Parlamento Europeu criou três comissões especiais - sobre a luta contra o cancro, a inteligência artificial e a ingerência estrangeira, bem como uma comissão de inquérito sobre a aplicação das regras da UE relativas ao transporte de animais. Estas comissões concluíram os seus trabalhos em 2022. 

Em 2022, os eurodeputados decidiram criar uma comissão especial sobre os ensinamentos retirados da pandemia de COVID-19 e uma segunda comissão especial sobre a ingerência estrangeira, bem como uma comissão de inquérito sobre a utilização do software espião de vigilância Pegasus e equivalentes.