Parlamento Europeu lança campanha de informação sobre as Eleições Europeias de 2014 

Comunicado de imprensa 
 
 

Partilhar esta página: 

AGIR. REAGIR. DECIDIR. Slogan das Eleições Europeias 2014  

A "corrida" oficial para as Eleições Europeias 2014 começa hoje, 10 de setembro, com o lançamento da campanha de informação e de sensibilização do Parlamento Europeu. A campanha continuará para além das eleições, até à eleição do próximo presidente da Comissão Europeia pelo recém-eleito Parlamento.


"A única forma de legitimar e influenciar o processo de decisão da UE é através do Parlamento Europeu", sublinhou Anni Podimata (Socialistas & Democratas, Grécia), um dos dois vice-presidentes do PE responsáveis pela comunicação.

"Com a atual crise económica, existe a perceção de que o processo de tomada de decisão da UE carece da devida legitimidade. As pessoas, os eleitores da UE, têm a possibilidade exclusiva de determinar as maiorias no Parlamento, que estabelecerão o caminho para forjar nova legislação, contrariando as más políticas e liderando o debate nos cinco anos após as eleições", acrescentou.

"O Parlamento Europeu é a Câmara dos cidadãos europeus - nós somos a voz dos cidadãos no processo de decisão da UE", afirmou Othmar Karas (Partido Popular Europeu, Áustria), o outro vice-presidente responsável pela comunicação."Mas desta vez é diferente. Esta campanha levar-nos-á até às Eleições Europeias, que se realizam entre 22 e 25 de maio de 2014, e para além disso, até o Parlamento eleger o presidente da Comissão Europeia e aprovar o programa político da nova Comissão".

Muita da legislação tem origem na UE, o que faz do Parlamento Europeu uma instituição pelo menos tão poderosa como qualquer outro parlamento nacional. Os eleitores precisam, por isso, de saber que decisões são tomadas em "Bruxelas" (ou Estrasburgo) e como podem influenciar essas decisões.

A campanha terá quatro fases. A primeira começa agora, com a apresentação do slogan AGIR. REAGIR. DECIDIR. Esta fase visa explicar os novos poderes do Parlamento Europeu e as suas implicações para as pessoas que vivem na UE.

A segunda fase, entre outubro de 2013 e fevereiro de 2014, concentrar-se-á em cinco tópicos - economia, emprego, qualidade de vida, dinheiro e a UE no mundo - através de uma série de eventos interativos em várias cidades europeias.

A terceira fase, com a campanha eleitoral propriamente dita, começa em fevereiro de 2014. Será focada nas datas das eleições (entre 22 e 25 de maio). Estas datas serão acrescentadas ao logótipo à medida que as eleições se aproximam.

A fase final, depois das eleições, concentrar-se-á no recém-eleito Parlamento Europeu, na eleição do próximo presidente da Comissão Europeia pelo Parlamento e na entrada em funções da nova Comissão.

O logótipo com o slogan AGIR. REAGIR. DECIDIR. sublinha que os eleitores europeus podem exercer o seu poder, através das urnas, para determinar a futura direção da Europa.