Parlamento Europeu aprova orçamento da UE para 2014 e orçamentos retificativos para 2013 

Comunicado de imprensa 
 
 

Partilhar esta página: 

O Parlamento Europeu aprovou hoje o orçamento da UE para o próximo ano, que será de 135,5 mil milhões de euros em dotações de pagamento e 142,6 mil milhões de euros em dotações de autorização. O orçamento para 2014 inclui as prioridades do PE em áreas como o emprego, a investigação e a inovação, a educação, a gestão das fronteiras e a ajuda humanitária.

O orçamento da UE para 2014, aprovado em plenário por 494 votos a favor, 158 contra e 13 abstenções, foi acordado entre os negociadores do Parlamento Europeu e do Conselho no dia 12 de novembro. Este será o primeiro orçamento anual no âmbito do novo quadro financeiro plurianual (QFP) 2014-2020, ontem aprovado em plenário.


Os eurodeputados aprovaram também orçamentos retificativos para cobrir os pagamentos em falta em 2013 e a compensação para as vítimas das inundações e da seca em vários países europeus (relatório de José Manuel Fernandes sobre a mobilização do Fundo de Solidariedade da UE devido à seca e incêndios florestais na Roménia e às inundações na Alemanha, na Áustria e na República Checa).


O orçamento para 2014 inclui as prioridades do PE em áreas como o emprego, a investigação e a inovação, a educação, a gestão das fronteiras e a ajuda humanitária.


A relatora do PE sobre o orçamento comunitário para 2014, Anne Jensen (ALDE, DK), considera que este é um "orçamento de austeridade", que representa uma redução de cerca de 6% em relação ao orçamento deste ano. "Mas estou satisfeita por termos assegurado mais fundos para as políticas de crescimento, para a investigação e a inovação, para a educação e para a ajuda humanitária ao Médio Oriente", afirmou.