A criação de um futuro melhor ainda inspira a UE, diz primeiro-ministro irlandês 

Comunicado de imprensa 
 
 

Partilhar esta página: 

O primeiro-ministro irlandês, Leo Varadkar, no debate sobre o futuro da Europa  

O primeiro-ministro da Irlanda, Leo Varadkar, foi o primeiro líder europeu a participar num ciclo de debates no Parlamento Europeu sobre o futuro da Europa.

Ao dar as boas-vindas ao primeiro-ministro irlandês, o presidente do Parlamento Europeu, Antonio Tajani, disse: “Insisti, desde o dia em que fui eleito, há exatamente um ano, na importância de tornar a Europa mais próxima dos cidadãos, que esperam que cheguemos a soluções para a criação de emprego, a gestão dos fluxos migratórios e para o reforço da segurança e da defesa. Uma discussão aberta entre os eurodeputados e os líderes europeus abre caminho a um diálogo crucial, que irá beneficiar os cidadãos em todo o continente. Coloca o Parlamento Europeu - a única instituição eleita diretamente pelos cidadãos - onde deve estar, no coração do debate sobre o futuro da Europa”.

Leo Varadkar disse que “o ideal europeu sempre foi inspirado pelo otimismo e pela crença num futuro melhor. Esse ideal foi posto à prova, mas não quebrou. Com base nos sucessos do passado, temos um apetite renovado para fazer face aos desafios do futuro”.

Durante a sua intervenção, o primeiro-ministro irlandês destacou a necessidade de melhorar a democracia na UE através de listas transnacionais, de completar a União Económica e Monetária e de assegurar que as grandes empresas pagam os impostos onde são devidos. Leo Varadkar agradeceu o apoio dos eurodeputados em relação às negociações do Brexit, sublinhando que o que é prometido em teoria deve ser executado na prática.

Clique nos links para ver os vídeos das intervenções

Leo Varadkar, primeiro-ministro da Irlanda - Declarações iniciais

Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia

Manfred Weber (PPE, DE)

Jeppe Kofod (S&D, DK)

Peter van DALEN (ECR, NL)

Guy Verhofstad (ALDE, BE)

Gabrielle Zimmer (CEUE/EVN, DE)

Philippe Lamberts (Verdes/ALE, BE)

Nigel Farage (EFDD, UK)

Marcel de Graaff (ENF, NL)

A gravação do debate completo está disponível aqui.