A UE deve seguir adiante, não retroceder, diz primeiro-ministro da Croácia no PE 

Comunicado de imprensa 
 
 

Partilhar esta página: 

Andrej Plenković, primeiro-ministro da Croácia  

O chefe de governo croata, Andrej Plenković, foi o segundo líder europeu a participar no ciclo de debates no PE sobre o futuro da Europa, na terça-feira, 6 de fevereiro.

“Devemos seguir adiante, não retroceder. A Croácia aderiu à UE para desenvolver o projeto europeu juntamente com os nossos parceiros, para construir um futuro baseado na igualdade: igualdade entre Estados, igualdade entre os cidadãos e igualdade de oportunidades”, disse Plenković.

O chefe de governo croata salientou que a solidariedade deve continuar a guiar a ação da UE e relembrou a importância da unidade, “porque apenas podemos seguir em frente se estivermos unidos”.

Comentando a visão positiva de Plenković sobre o futuro da União, o presidente do PE, Antonio Tajani, disse que o primeiro-ministro croata elencou “excelentes argumentos a favor da adesão à UE” e os benefícios que daí advieram para a Croácia, notando também os desafios que devemos enfrentar em conjunto, como a segurança, a imigração e o desemprego jovem.

Vídeo: extratos do debate sobre o futuro da Europa com o primeiro-ministro da Croácia

Depois de Plenković, será a vez do primeiro-ministro português, António Costa, discursar no PE, a 14 de março. O presidente francês, Emmanuel Macron, intervirá perante os eurodeputados no dia 17 de abril.

Andrej Plenković foi eurodeputado de 2013 a 2016 e António Costa entre 2004 e 2005, tendo exercido o cargo de vice-presidente do PE.

Em janeiro, o PE deu início a um ciclo de debates com chefes de Estado e de governo da UE sobre o futuro da Europa, tendo começado com o primeiro-ministro irlandês, Leo Varadkar, em 17 de janeiro.