Como são eleitos os vice-presidentes e os questores?  

 
 

Partilhar esta página: 

Após a eleição do presidente, o PE elege os outros dois órgãos políticos principais da instituição: os 14 vice-presidentes e os cinco questores.

As candidaturas seguem as mesmas regras que as aplicáveis à presidência (artigo 15.º do Regimento). Os 14 vice-presidentes são eleitos à primeira volta, por maioria absoluta dos votos expressos. Se o número de candidatos eleitos na primeira volta for inferior ao número de lugares a preencher (14), proceder-se-á a um segundo escrutínio, nas mesmas condições, a fim de preencher os restantes lugares. Se for necessário um terceiro escrutínio, utilizar-se-á o critério da maioria relativa para o preenchimento dos lugares vagos (artigo 17.º).

A ordem de precedência dos vice-presidentes é determinada pela ordem segundo a qual foram eleitos e, em caso de empate, pela idade. Se tiverem sido eleitos por aclamação, procede-se a uma votação por escrutínio secreto para determinar a ordem de precedência.

É seguido o mesmo processo para a eleição dos questores. Os grupos políticos procuram assegurar que a escolha dos vice-presidentes e dos questores reflita a força numérica dos grupos e que tenha em conta os resultados da eleição do presidente.

.