Eleições europeias 2019: Jovens europeus impulsionaram participação  

Comunicado de imprensa 
 
 

Partilhar esta página: 

  • Participação eleitoral aumentou entre os jovens  
  • Mais cidadãos acreditam que a sua voz conta na UE  
  • Economia e ambiente foram os assuntos que levaram mais europeus às urnas 

A elevada participação nas eleições europeias foi impulsionada por um aumento da participação dos jovens, de acordo com um Eurobarómetro encomendado pelo Parlamento Europeu (PE) em junho.

Os resultados do inquérito Eurobarómetro pós-eleitoral, um dos inquéritos quantitativos mais exaustivos sobre as últimas eleições europeias, mostram que o aumento da participação foi impulsionado pela geração mais jovem em toda a UE.

Os jovens com menos de 25 anos (+14 pontos percentuais) e os da faixa etária 25-39 anos (+12 pontos percentuais) participaram mais nas eleições europeias de maio de 2019 do que nas anteriores. A taxa de participação global foi de 50,6%, a mais elevada desde 1994.

O presidente do PE, David Sassoli, disse: “O aumento muito significativo da afluência às urnas nas eleições europeias de maio mostra que as pessoas, especialmente as gerações mais jovens, valorizam os seus direitos democráticos e acreditam que a União Europeia é mais forte quando age em uníssono para dar resposta às preocupações dos cidadãos".

Os resultados mostram que os eleitores foram, sobretudo, motivados pelo seu dever cívico, por sentirem que votar pode fazer com que as coisas mudem, bem como por um maior apoio à UE.

O Brexit também teve influência na participação eleitoral, tendo 22% dos entrevistados afirmado que foi um dos motivos que os levaram a votar.

A economia e o crescimento (44%), bem como as alterações climáticas (37%), foram as duas principais questões que mais influenciaram a escolha dos eleitores a nível europeu.

“Nestas eleições viu-se um grupo mais jovem, mais pró-europeu e empenhado a votar em maior número. Isto traduz-se numa maior legitimidade para o Parlamento Europeu e confere poderes aos eurodeputados na aprovação da nova Comissão Europeia e na sua responsabilização nos próximos cinco anos", afirmou David Sassoli.

Mais de dois terços dos inquiridos (68%) em toda a UE28 pensam que o seu país beneficiou da adesão à União, o nível mais elevado registado desde 1983. Mais de metade dos europeus (56%) também acredita que a sua voz conta na UE, um aumento de sete pontos entre fevereiro e março de 2019 e o resultado mais positivo deste indicador desde 2002.

Em termos de sensibilização dos eleitores, 44% dos inquiridos recordaram ter visto ou ouvido mensagens do Parlamento Europeu incentivando os cidadãos a votar.

Os resultados do inquérito demonstram que existe uma relação entre o facto de os cidadãos acreditarem que a sua voz conta na UE e a sua participação nas eleições europeias.


Nota aos editores

O inquérito pós-eleitoral do Parlamento Europeu baseia-se em entrevistas realizadas a 27.464 pessoas pela Kantar em todos os 28 Estados-Membros da UE. O trabalho de campo decorreu de 7 a 26 de junho de 2019.