Partilhar esta página: 

Elisa Ferreira na audição no Parlamento Europeu  

A comissão parlamentar do Desenvolvimento Regional questionou hoje a comissária indigitada para a pasta da Coesão e Reformas, Elisa Ferreira.

O presidente e os coordenadores (representantes dos grupos políticos) da comissão parlamentar reúnem-se amanhã para procederem à avaliação da audição da candidata a comissária.

Na sua declaração introdutória, Elisa Ferreira disse que o financiamento da política de coesão deve estar ligado aos objetivos do Pacto Ecológico Europeu e da transição digital. A comissária indigitada salientou as complementaridades entre a política de coesão e as reformas estruturais e a importância de se atingir um desenvolvimento sustentável. O objetivo é não deixar nenhuma região nem nenhum cidadão pelo caminho, reiterou, acrescentando que a Europa ainda precisa de solidariedade.

Os eurodeputados questionaram a comissária indigitada sobre a redução prevista para o orçamento da política de coesão pós-2020 e como pretende bater-se por um financiamento sólido, o futuro Fundo para uma Transição Justa, a condicionalidade macroeconómica e as reformas incluídas no seu portfólio. Durante a audição foram também colocadas questões sobre o instrumento orçamental para a convergência e a competitividade na área do euro, entre outros temas.

Na audição, presidida por Younous Omarjee, participaram também eurodeputados das comissões dos Orçamentos e dos Assuntos Económicos e Monetários (comissões associadas).

Declarações à imprensa

Após a audição, o presidente da comissão do Desenvolvimento Regional, Younous Omarjee, e Elisa Ferreira fizeram declarações à imprensa à saída da sala. Pode ver o vídeo aqui.

Próximos passos

Com base nas recomendações das comissões parlamentares, a Conferência dos Presidentes decidirá, em 17 de outubro, se o Parlamento Europeu recebeu informações suficientes para dar as audições por encerradas. Em caso afirmativo, a Comissão no seu todo será sujeita a um voto de aprovação na sessão plenária de 23 de outubro, em Estrasburgo.