Ativista da minoria uigure chinesa Ilham Tohti vence Prémio Sakharov 2019 

Comunicado de imprensa 
 
 

Partilhar esta página: 

O defensor dos direitos da minoria uigure chinesa e professor de economia Ilham Tohti é o vencedor do Prémio Sakharov deste ano, anunciou o presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli.

A decisão foi hoje tomada pela Conferência dos Presidentes do Parlamento Europeu, constituída pelo presidente da instituição e pelos líderes dos grupos políticos.

“Ao atribuir este prémio, instamos vivamente o governo chinês a libertar Tohti e apelamos ao respeito pelos direitos das minorias na China", afirmou o presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli.

A cerimónia de entrega do galardão realiza-se no dia 18 de dezembro, em Estrasburgo.

Todos os anos, desde 1988, o Parlamento Europeu atribui o Prémio Sakharov (assim chamado em homenagem ao dissidente soviético Andrei Sakharov) a pessoas ou organizações que se destacam na defesa dos direitos humanos e das liberdades fundamentais. No ano passado, o prémio foi atribuído ao cineasta ucraniano Oleg Sentsov.

Promotor do diálogo entre uigures e chineses

Ilham Tohti é um defensor dos direitos humanos uigure, professor de economia e defensor dos direitos da minoria uigure chinesa. Durante mais de duas décadas trabalhou incansavelmente para promover o diálogo e a compreensão entre uigures e chineses. Em resultado do seu ativismo, foi condenado, em setembro de 2014, a uma pena de prisão perpétua após um julgamento-fantoche de dois dias. Apesar do que sofreu, continua a ser uma voz da moderação e da reconciliação.

Tohti foi também autor do Uyghur Online, um sítio Web que discute questões uigures. Nesta plataforma, criticou regularmente a exclusão da população uigure chinesa do desenvolvimento do país e incentivou uma maior sensibilização para o estatuto e o tratamento da comunidade uigure na sociedade chinesa. Por estas ações, Ilham Tohti foi declarado um “separatista” pelo Estado chinês e, subsequentemente, condenado a uma pena de prisão perpétua.

Os ativistas brasileiros Marielle Franco, a título póstumo, Raoni Metuktire e Claudelice Silva dos Santos estavam também entre os finalistas ao Prémio Sakharov 2019.

Para mais informações sobre o vencedor e os outros finalistas, consulte a página Web sobre o Prémio Sakharov 2019.