Eurobarómetro: Proteção dos direitos humanos é o valor europeu mais importante 

Comunicado de imprensa 
Atualizado: 
 
Criado:   
 

Partilhar esta página: 

  • Proteger os direitos humanos no mundo é um valor fundamental a preservar na UE 
  • Portugueses salientam o combate à exclusão social e à pobreza como prioritário  
  • 72% dos portugueses acha que fazer parte da UE é positivo 

O combate à pobreza deve ser a principal prioridade do Parlamento Europeu, consideram os portugueses. Os direitos humanos são o valor mais importante, revela o novo inquérito Eurobarómetro.

O inquérito de opinião de outono conduzido pelo Parlamento Europeu (PE) questionou os cidadãos sobre quais os assuntos políticos que devem ser tratados como prioritários e quais os valores europeus que mais importa preservar. Os direitos humanos são o valor europeu escolhido por 44% dos inquiridos portugueses (48% a nível da UE). Segue-se a igualdade de género (42% em Portugal), a solidariedade entre a UE e os países pobres no mundo (30%) e a solidariedade entre os Estados-Membros da UE e a proteção das minorias (ambos com 28%).

Quando inquiridos sobre os aspetos a que o Parlamento Europeu deve dar prioridade, os cidadãos portugueses escolhem, por esta ordem, combater a exclusão social e a pobreza (44%); melhorar os direitos do consumidor, bem como a qualidade e o acesso a serviços de saúde para todos os cidadãos (44%); combater o desemprego jovem (37%) e estabelecer condições adequadas para o crescimento económico e o investimento (30%). Segue-se o combate às alterações climáticas em quinto lugar (26%), que a nível europeu constitui a primeira prioridade (32%).

Entre os temas ambientais, as alterações climáticas são consideradas o assunto mais importante para mais de metade dos portugueses (52%), seguidas pela escassez de água potável (41%). Segundo o Eurobarómetro, 66% dos inquiridos consideram que os protestos liderados pelos jovens contribuíram para a tomada de mais medidas políticas.

Apoio elevado à UE

Os resultados do novo Eurobarómetro revelam também que o apoio dos cidadãos à União Europeia permanece num nível elevado pelo terceiro ano consecutivo, com seis em cada dez europeus (59%) a favor da adesão à UE. Portugal é o sexto país com o valor mais elevado, com 72% dos portugueses a considerarem que fazer parte da UE é positivo.

72% dos inquiridos portugueses pedem também um papel mais forte do Parlamento Europeu, acima da média europeia (58%).

52% dos europeus dizem estar satisfeitos com o funcionamento da democracia na UE (+3 pontos percentuais) e salientam a contribuição positiva das recentes eleições europeias. Em Portugal este indicador também subiu 2 pontos percentuais, para 63%.

Mais informação sobre a UE

O inquérito revela ainda que três quartos dos europeus (77%) gostariam de receber mais informações sobre as atividades das instituições europeias. As consequências concretas da legislação da UE a nível local, regional e nacional, bem como as atividades do Parlamento Europeu e dos Estados-Membros, estão entre as áreas mais relevantes para os cidadãos. 38% dos portugueses gostariam de ver, ouvir ou ler mais notícias sobre os eurodeputados que os representam.