COVID-19: Autoridades nacionais devem aumentar sensibilização para as ações da UE 

Comunicado de imprensa 
 
 

Partilhar esta página: 

  • Informação e comunicação são cruciais no combate ao coronavírus 
  • As instituições europeias estão a apoiar os Estados-Membros 
  • Autoridades nacionais devem sensibilizar para as ações da UE destinadas a atenuar o impacto da COVID-19 na saúde pública e na economia 

Os vice-presidentes do Parlamento Europeu para a área da comunicação apelam aos Estados-Membros para que informem o público sobre a ação e a solidariedade da UE no combate ao coronavírus.

"A informação e a comunicação são cruciais para enfrentar a atual crise sanitária e económica provocada pela pandemia de coronavírus", afirmaram hoje os vice-presidentes do Parlamento Europeu (PE) responsáveis pela política de informação, Othmar Karas e Katarina Barley, após dois meses de esforços da UE para dar uma resposta coordenada à COVID-19.


"Em primeiro lugar, é essencial que todas as autoridades nacionais mantenham mensagens claras e coerentes para o público sobre as medidas necessárias para conter a propagação do vírus, especialmente quando consideram o desconfinamento, e que isto seja feito de forma coordenada na UE”, disse Othmar Karas.


“É igualmente importante, para mantermos a unidade e a solidariedade, que as autoridades nacionais também comuniquem as ações conjuntas da UE para ajudar os Estados-Membros a dar resposta à crise, a fim de combater a desinformação. Por isso, as conferências de imprensa e os vídeos com as atualizações feitas pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, especialmente quando se realizam no Parlamento Europeu, devem ser difundidas nos Estados-Membros. A informação gera consciência", acrescentou o vice-presidente do PE.


Katarina Barley lembrou que, “no final de contas, as iniciativas tomadas a nível da UE são aprovadas não só pelos deputados ao Parlamento Europeu, provenientes de todos os Estados-Membros, mas também pelos ministros de todos os governos nacionais. Todos nós desempenhamos um papel na tomada de decisões e todos temos interesse no resultado das mesmas".


A vice-presidente do PE considera que "isto é importante para a responsabilização, transparência, democracia e confiança nas nossas estruturas de governação. Muitos aspetos da atual crise exigem uma abordagem comum e recursos comuns; um acordo para manter as fronteiras abertas para o fornecimento de equipamento médico vital e produtos alimentares; o apoio às empresas, ao emprego e aos consumidores; fundos para promover a investigação de vacinas viáveis; regras comuns para a indústria da aviação; medidas de apoio aos setores da agricultura e do turismo; e assistência aos nossos vizinhos mais próximos e aos nossos parceiros de países terceiros".


Othmar Karas sublinhou que "a UE e o BCE mobilizaram em conjunto centenas de milhares de milhões de euros para apoiar as finanças nacionais e a economia, o que só é possível devido à idoneidade creditícia da UE e ao grande efeito de alavanca que esta tem quando atua em conjunto".


“No entanto, uma grande parte deste esforço não é relatada. Pior, as campanhas de desinformação estão a ganhar terreno e a alimentar o público de notícias falsas. Isto prejudica os verdadeiros esforços de apoio recíproco nestes tempos muito difíceis e incertos", concluiu Katarina Barley.

Contactos: