Reino Unido: eurodeputados preferem acordo, mas acolhem medidas preventivas 

Comunicado de imprensa 
 
 

Partilhar esta página: 

“Queremos equilíbrio entre direitos e obrigações, e queremos reciprocidade”, disse Barnier no debate sobre a futura relação UE-Reino Unido.  

O Parlamento espera que haja acordo sobre ao futura relação entre a UE e o Reino Unido, mas precisa de tempo para analisar o texto, enfatizaram, na sexta-feira, os eurodeputados.

Durante um debate com o vice-presidente da Comissão Europeia, Maroš Šefčovič, e o negociador-chefe da UE para o Brexit, Michel Barnier, quase todos os oradores sublinharam que o Parlamento prefere assinar um acordo com o Reino Unido, mas não à custa de pôr em perigo a integridade do mercado único.


Os parlamentares saudaram a votação desta sexta-feira sobre medidas de contingência, que surge como preparação caso não haja acordo. O acordo proposto pela UE não encontra paralelo ao nível da abrangência e da disposição para a ausência de tarifas e quotas, por isso, em troca, o Reino Unido precisará de respeitar as regras de concorrência justas, enfatizaram os eurodeputados. O prazo muito curto para a negociação de um acordo sem precedentes foi definido pelo Reino Unido, lembraram. O Parlamento Europeu pediu também que a frota pesqueira da UE tenha acesso sem restrições às águas britânicas, em linha com a posição do principal negociador europeu, Michel Barnier.


Vários eurodeputados saudaram a celebração, na quinta-feira, de um acordo que garante, entre outros pontos, os direitos dos cidadãos e a paz na ilha da Irlanda.. Mais ainda, os parlamentares reiteraram que, caso venha a ser obtido um acordo após o prazo de 20 de dezembro fixado pelos líderes dos grupos políticos na quinta-feira, o Parlamento não poderá examinar minuciosamente o acordo e decidir sobre a sua aprovação para entrar em vigor em 1 de janeiro de 2021.

O debate está disponível aqui. Para escutar as contribuições individuais, pressione o nome do orador.


Maroš Šefčovič, vice-presidente da Comissão Europeia

Michel Barnier, Negociador-chefe da UE

David McAllister (PPE, Alemanha), Chefe do Grupo de Coordenação para o Reino Unido

Iratxe García Pérez (S&D, Espanha)

Nathalie Loiseau (Renew, França)

Nicholas Bay (ID, França)

Philippe Lamberts (Verdes/ALE, Bélgica)

Derk Jan Eppink (ECR, Países Baixos)

Martin Schirdewan (GUE/NGL, Alemanha)

Fabio Massimo Castaldo (NI, Itália)