Parlamento Europeu propõe medidas para atrair os jovens para o setor das pescas 

Comunicado de imprensa 
 
 

Partilhar esta página: 

O PE aprovou um relatório do eurodeputado Manuel Pizarro que aborda as questões laborais no setor das pescas e propõe medidas para potenciar a renovação geracional dos trabalhadores.

O relatório do eurodeputado português, aprovado em plenário com 650 votos a favor, 17 contra e 20 abstenções, salienta que atrair jovens para este setor é essencial para garantir o futuro da atividade e a sua sustentabilidade ambiental, económica e social.


“Os pescadores têm idade cada vez mais avançada e é cada vez mais difícil atrair as novas gerações para a pesca. O diagnóstico está feito há muito, mas tardam medidas para contrariar a situação. É tempo de agir”, disse Manuel Pizarro (S&D).


“Para garantir a renovação geracional, essencial à continuidade da atividade da pesca, impõe-se um maior reconhecimento social da atividade e da sua importância para o fornecimento de alimentos saudáveis, provenientes de produção sustentável em habitats em bom estado ambiental e que contribuam para a saúde dos europeus. Há que combater o preconceito de que os pescadores são predadores interessados apenas em explorar os recursos sem pensar no futuro. Os pescadores são e serão cada vez mais, na verdade, guardiões do mar”, acrescentou o eurodeputado.


O relatório defende, entre outros pontos, a melhoria das condições de trabalho, habitabilidade e segurança a bordo, a necessidade de ter em conta as especificidades do trabalho a bordo dos navios, a melhoria da formação e o seu reconhecimento a nível europeu, a certificação formal e a valorização do papel desempenhado pelas mulheres no setor das pescas.


O PE incentiva a criação de uma “associação de jovens pescadores europeus” para promover a renovação geracional do setor das pescas e para representar e reunir os jovens pescadores e as respetivas organizações em toda a UE, instando a Comissão a apoiar a mobilização de recursos orçamentais tendo em vista a execução de projetos para este efeito.


Os eurodeputados Nuno Melo e João Pimenta Lopes são os relatores-sombra do PPE e do Grupo da Esquerda, respetivamente.


Vídeo da intervenção de Manuel Pizarro em plenário

Contactos: