Carregador comum: uma proposta há muito solicitada e esperada pelo Parlamento Europeu 

Comunicado de imprensa 
 
 

Partilhar esta página: 

Estima-se que os carregadores eliminados e não utilizados representem até 11 000 toneladas de resíduos eletrónicos por ano © EP  

Ao longo da última década, o Parlamento instou a Comissão a apresentar uma proposta sobre um carregador comum para reduzir os resíduos eletrónicos e facilitar a vida dos consumidores.

O Parlamento Europeu (PE) e a sua comissão parlamentar do Mercado Interno e da Proteção dos Consumidores defendem há anos numa solução comum de carregamento para dispositivos eletrónicos, tendo solicitado repetidamente ao executivo comunitário que apresentasse uma proposta nesse sentido. Essa posição foi expressa em vários relatórios de iniciativa, resoluções e em perguntas dirigidas aos Comissários.


Em 2014, o PE advogou intensamente por um carregador comum para todos os telemóveis durante as negociações da Diretiva Equipamento de Rádio.


Desde então, em várias outras iniciativas, a assembleia europeia solicitou direta ou indiretamente uma solução de carregamento normalizada para telemóveis e outros equipamentos eletrónicos. Numa resolução aprovada em janeiro de 2020, o PE instou a Comissão a apresentar uma norma para um carregador comum “com carácter de urgência”.


Numa outra resolução de 10 de fevereiro de 2021 sobre o novo plano de ação para a economia circular, os eurodeputados pediram novamente à Comissão que apresentasse com urgência uma proposta para um carregador comum para telemóveis e outros dispositivos eletrónicos, a fim de melhor garantir a normalização, a compatibilidade e a interoperabilidade das capacidades de carregamento. O PE solicitou também uma estratégia de dissociação que garanta que os consumidores não sejam obrigados a comprar novos carregadores para cada novo aparelho, bem como uma rotulagem harmonizada.


Citação


Declarações da presidente da comissão parlamentar do Mercado Interno e da Proteção dos Consumidores, Anna Cavazzini (Verdes/ALE, Alemanha), sobre a proposta legislativa sobre um carregador comum apresentada pela Comissão no dia 23 de setembro:


“Ao longo da última década, o Parlamento Europeu instou a Comissão a apresentar uma proposta sobre um carregador comum para reduzir os resíduos eletrónicos, facilitar a vida dos consumidores e capacitá-los a fazerem escolhas sustentáveis.


Esta iniciativa inclui muitos elementos importantes para a nossa comissão parlamentar, tais como uma porta de carregamento harmonizada para os dispositivos eletrónicos, que deverá contribuir para o bom funcionamento do mercado interno, um elevado nível de proteção dos consumidores e a redução dos resíduos eletrónicos.


Temos finalmente de nos livrar da confusão de cabos nas nossas gavetas; já estamos fartos de ter o carregador errado na nossa mochila para o dispositivo que transportamos. Carregadores comuns ajudarão os consumidores a poupar dinheiro e a poupar os recursos do planeta.


O equipamento elétrico e eletrónico continua a ser um dos fluxos de resíduos com crescimento mais rápido na UE. É particularmente importante que as regras propostas se apliquem não só aos smartphones, mas também aos tablets e outros dispositivos móveis, tal como solicitado pelo Parlamento Europeu. Os rápidos desenvolvimentos tecnológicos devem ser tidos em conta, especialmente porque a Comissão já perdeu demasiado tempo.


O Parlamento Europeu irá agora trabalhar nesta proposta legislativa. Faremos o nosso melhor para assegurar uma boa cooperação com a Comissão e o Conselho da UE de modo a chegarmos a um acordo que beneficie tanto os consumidores europeus como a indústria, com os objetivos do Pacto Ecológico Europeu no seu cerne".