Encontro Europeu da Juventude 2021: moldar o futuro da Europa 

Comunicado de imprensa 
 
 

Partilhar esta página: 

  • 3.000 a 4.000 participantes vão estar em Estrasburgo 
  • Destaque para o ambiente, a democracia, a recuperação da crise da COVID-19, os direitos humanos e as desigualdades sociais 
  • As principais propostas serão apresentadas à Conferência sobre o Futuro da Europa 
  • Um evento para os jovens, cocriado por jovens 

Nos dias 8 e 9 de outubro, entre 3.000 e 4.000 jovens vão reunir-se em Estrasburgo e em linha para trocar ideias e participar nos debates sobre o futuro da Europa.

Sob o lema «O futuro pertence-nos», o Encontro Europeu da Juventude (EYE) 2021 contará com dezenas de atividades, debates e seminários, bem como eventos desportivos, manifestações artísticas e concertos.


Na segunda-feira, 4 de outubro, terão início as atividades em linha. Na sexta-feira e no sábado, respetivamente 8 e 9 de outubro, o edifício do Parlamento Europeu (PE), em Estrasburgo, e a aldeia EYE estarão no centro das atenções. Espera-se entre 3.000 e 4.000 participantes presenciais, com a possibilidade de outros acompanharem o evento em linha na plataforma EYE2021. O EYE decorrerá pela primeira vez neste formato híbrido, após a edição em linha do ano passado, devido à pandemia.


Um futuro verde para a Europa


O ambiente e o combate às alterações climáticas serão temas centrais do debate, tendo em vista a reunião da COP 26 (conferência sobre o clima), em novembro de 2021.


A sessão de abertura terá lugar no hemiciclo do Parlamento Europeu, na sexta-feira, às 10h00, em Estrasburgo. Seguir-se-ão mesas-redondas, nas quais os participantes terão a oportunidade de debater com ativistas, influenciadores e decisores no Parlamento, na aldeia EYE e em linha. A democracia digital, a luta contra a discriminação, o futuro do mercado de trabalho no rescaldo da COVID-19, o Pacto Ecológico Europeu, as desigualdades sociais e a rota para a COP 26 serão debatidos com comissários europeus, eurodeputados e outros especialistas.


Os assuntos externos, os valores e os direitos humanos estarão igualmente no topo das preocupações do EYE. Os participantes terão a oportunidade de se encontrar com Sviatlana Tsikhanouskaya, da oposição democrática bielorussa e colaureada do Prémio Sakharov em 2020, e Oleg Sentsov, cineasta ucraniano, colaureado do Prémio Sakharov em 2018.


As principais conclusões dos dois dias de debates serão apresentadas na cerimónia de encerramento, no sábado, às 17h00. Saiba mais sobre os horários, os oradores e as atividades (incluindo os dois concertos ao ar livre na noite de sexta-feira e sábado) no programa.


Conclusões dos debates

O EYE2021 é o ponto alto do processo de consulta do Parlamento Europeu à juventude no âmbito da Conferência sobre o Futuro da Europa. As ideias dos jovens sobre o futuro da Europa têm sido recolhidas, em colaboração com organizações de juventude pan-europeias, desde maio de 2021 na plataforma youthideas.eu. Os participantes explorarão estas ideias em seminários realizados durante o evento. Após um processo de votação pública durante o EYE2021, as ideias serão consolidadas num relatório, apresentadas aos membros da Conferência e integradas no debate político da Conferência.


Eurobarómetro

De acordo com um inquérito Eurobarómetro realizado em junho deste ano, os europeus dos 16 aos 30 anos consideram como prioritárias a luta contra a pobreza e a desigualdade (43%), o combate às alterações climáticas e a problemas ambientais (39%) e a luta contra o desemprego/falta de postos de trabalho (37%). Cerca de 85% discute política com amigos e familiares pelo menos ocasionalmente e quase metade (46%) votou nas últimas eleições locais, nacionais ou europeias.

Participar e como acompanhar

O EYE está aberto a jovens entre os 16 e os 30 anos, que frequentem o ensino secundário, a universidade ou que desenvolvam uma atividade profissional, bem como a membros de organizações de juventude. Podem participar com amigos ou individualmente. Poderá aceder aos eventos através da plataforma do evento, onde também encontrará os programas relativos às sessões em linha e presenciais.


Se é jornalista e quer cobrir o Encontro Europeu da Juventude, deverá obter uma acreditação de imprensa do PE ou possuir uma acreditação interinstitucional.


Em virtude da situação de saúde pública, serão aplicadas medidas preventivas durante o evento.