Futuro da Europa: debates com representantes ucranianos 

Comunicado de imprensa 
Atualizado: 
 
Criado:   
 

Partilhar esta página: 

Cidadãos e deputados ucranianos irão participar no debate sobre “A UE no mundo” no âmbito do Plenário da Conferência sobre o Futuro da Europa.

Cerca de 30 representantes da Ucrânia estarão presentes este fim de semana em Estrasburgo para a Conferência sobre o Futuro da Europa, incluindo deputados da Verkhovna Rada (parlamento) da Ucrânia, representantes da associação PromoUkraina e refugiados que fogem da guerra no país. Alguns tomarão a palavra para partilhar os seus pontos de vista durante o debate sobre "A UE no mundo".

Quando: sexta-feira, 11 de março - sábado, 12 de março de 2022 (incluindo reuniões preparatórias, de grupos de trabalho e políticas)

Onde: Parlamento Europeu, em Estrasburgo, com participação presencial e à distância

Como seguir os debates: informação disponível aqui

As ideias dos cidadãos sobre a UE no mundo e migração, economia, justiça social e emprego, bem como cultura, juventude, desporto e transformação digital, serão discutidas a 11-12 de março.

O painel dos cidadãos europeus sobre "A UE no mundo / migração", que se reuniu a 11-13 de fevereiro, em Maastricht, Países Baixos, preparou 40 recomendações e o painel sobre “Uma economia mais forte, justiça social e emprego / educação, cultura, juventude e desporto / transformação digital”, que concluiu os seus trabalhos a 25-27 de fevereiro, em Dublin, Irlanda, apresentou 48 recomendações. Estas ideias, bem como outras sobre os mesmos temas provenientes dos painéis de cidadãos nacionais organizados pelos Estados-Membros, serão agora apresentadas e discutidas no Plenário da Conferência sobre o Futuro da Europa, que terá lugar no Parlamento Europeu, em Estrasburgo.

O Plenário da Conferência debate as recomendações dos painéis nacionais e dos painéis europeus, e os contributos da plataforma digital multilingue, agrupados por temas, sem resultados predeterminados. O Plenário apresenta, numa base consensual, as suas propostas ao Conselho Executivo. Este último elabora um relatório em plena colaboração e total transparência com o Plenário. A agenda da sessão plenária está disponível aqui.

Os painéis selecionaram 80 cidadãos (20 por cada painel) para os representar no Plenário da Conferência. A última sessão plenária decorreu nos dias 21 e 22 de janeiro, em Estrasburgo. Pode encontrar mais informações sobre a composição, o objetivo e os trabalhos do Plenário, e descarregar todos os documentos pertinentes para o próximo fim de semana, na página Web do Plenário da Conferência.

Contexto

Os quatro painéis de cidadãos europeus são um processo liderado pelos cidadãos e uma pedra angular da Conferência sobre o Futuro da Europa. Cerca de 200 europeus de diferentes idades e origens, de todos os Estados-Membros, reúnem-se em cada painel (presencialmente e à distância) para debater e adotar recomendações sobre os desafios que a Europa enfrenta agora e no futuro.

As suas deliberações têm em conta os contributos dos cidadãos de toda a Europa através da plataforma digital multilingue e dos eventos realizados em todos os Estados-Membros, e apoiados pelas intervenções apresentadas por académicos proeminentes e outros peritos.

As contribuições dos cidadãos da UE para a Conferência, apresentadas através da plataforma digital multilingue até 20 de fevereiro, serão incluídas num relatório final, em 17 de março. No entanto, os cidadãos podem ainda apresentar contribuições na plataforma para permitir a continuação do debate em linha. As contribuições introduzidas depois de 20 de fevereiro poderão ser cobertas por um relatório final após o dia 9 de maio.

Contactos: