Conferência sobre o Futuro da Europa: evento de encerramento em Estrasburgo 

Comunicado de imprensa 
 
 

Partilhar esta página: 

O relatório sobre o resultado final da Conferência será apresentado aos Presidentes das instituições da UE durante um evento de encerramento a 9 de Maio em Estrasburgo.

No Dia da Europa, três co-presidentes do Conselho Executivo apresentarão um relatório final da Conferência sobre o Futuro da Europa aos Presidentes das instituições da UE. Durante o evento, a presidente Metsola, a presidente Von der Leyen e o presidente Macron farão os seus discursos juntamente com os discursos dos cidadãos dos painéis nacionais e europeus e dos co-presidentes da Conferência. Estão também previstas apresentações culturais de Danse l'Europe e da orquestra de jovens DEMOS.


Para além de 449 membros do Plenário, incluindo 108 cidadãos, 120 participantes dos painéis de Cidadãos Europeus e 200 cidadãos de escolas locais e estudantes Erasmus serão convidados para o evento.


Os Ministros dos Assuntos Europeus e outros convidados VIP também participam na cerimónia.


Quando: Segunda-feira, 9 de maio, 12:00 - 14:00 (hora em Estrasburgo)

Onde: Parlamento Europeu, em Estrasburgo


Na sexta-feira, 6 de maio, às 10:00 (hora em Estrasburgo), tem lugar um briefing técnico com representantes do secretariado comum da Conferência nas instalações da Comissão Europeia. O briefing será off-the-record, em inglês e francês. Para mais informações e o link para participar remotamente, envie um e-mail para Celia.DEJOND@ec.europa.eu



Contexto

Durante a sua reunião final, que teve lugar de 29 de abril a 30 de abril no Parlamento Europeu em Estrasburgo, o Plenário da Conferência chegou a um consenso sobre o seu projeto final de propostas. As 49 propostas, sobre nove temas, incluem mais de 300 medidas sobre a forma de as alcançar. Baseiam-se em recomendações dos painéis de cidadãos europeus, dos painéis nacionais de cidadãos e eventos, ideias registadas na Plataforma Digital Multilingue, bem como debates realizados durante as sessões plenárias e grupos de trabalho da Conferência.


Próximos passos

As três instituições examinarão rapidamente como dar seguimento eficaz a este relatório, cada uma dentro da sua própria esfera de competências.