Fit for 55: PE apoia emissões zero para automóveis em 2035 

Comunicado de imprensa 
 
 

Partilhar esta página: 

  • Apelo a uma metodologia para avaliação do ciclo de vida completo das emissões de CO2 
  • Atenuar o impacto económico negativo da transição com financiamento específico 
MEPs support revised CO2 emissions standards for new cars and vans © AdobeStock_toa555  

O Parlamento Europeu apoia a revisão das normas de emissões de CO2 aplicáveis aos automóveis novos de passageiros e veículos comerciais ligeiros, que integram o pacote “Fit for 55 em 2030”.

Numa votação em sessão plenária na quarta-feira, os eurodeputados adotaram a sua posição sobre as regras propostas para a revisão das normas de desempenho em matéria de emissões de CO2 para automóveis novos e veículos comerciais ligeiros, com 339 votos a favor, 249 contra e 24 abstenções.


Com o texto adotado, que constitui a posição do Parlamento Europeu para negociar com os Estados-Membros, os eurodeputados apoiam a proposta da Comissão Europeia de alcançar uma mobilidade rodoviária com emissões zero até 2035 (um objetivo para toda a frota da UE de reduzir em 100% as emissões produzidas pelos automóveis novos de passageiros e pelos veículos comerciais ligeiros em relação a 2021). As metas intermédias de redução das emissões para 2030 seriam fixadas em 55% para os automóveis e 50% para as carrinhas.


Informações adicionais sobre as medidas propostas pelo Parlamento Europeu estão disponíveis aqui.


Citação


O relator Jan Huitema (Renew, NL) afirmou: "Uma revisão ambiciosa das normas de CO2 é uma parte crucial do cumprimento dos nossos objetivos climáticos. Com estas normas, estamos a criar clareza para a indústria automóvel e podemos estimular a inovação e os investimentos para os fabricantes de automóveis. Além disso, comprar e conduzir carros com emissões zero tornar-se-á mais barato para os consumidores. Estou entusiasmado pelo facto de o Parlamento Europeu ter apoiado uma revisão ambiciosa das metas para 2030 e apoiado uma meta de 100% para 2035, o que é crucial para alcançar a neutralidade climática até 2050".


Próximas etapas


Os eurodeputados estão agora prontos para iniciar negociações com os Estados-Membros da UE.


Antecedentes


Em 14 de julho de 2021, no âmbito do pacote "Fit for 55", a Comissão Europeia apresentou uma proposta legislativa para uma revisão das normas de desempenho em matéria de emissões de CO2 para automóveis novos de passageiros e veículos comerciais ligeiros. A proposta visa contribuir para os objetivos climáticos da UE para 2030 e 2050, para proporcionar benefícios aos cidadãos através da utilização mais ampla de veículos com emissões zero (melhor qualidade do ar, poupança de energia e custos mais baixos associados à posse de um veículo), bem como para estimular a inovação em tecnologias com emissões zero.