ACP-UE: 42ª Assembleia Parlamentar Paritária de 29 de outubro a 2 de novembro 

Comunicado de imprensa 
 
 

Partilhar esta página: 

As consequências da guerra da Rússia na Ucrânia para a segurança alimentar e a luta contra o terrorismo na África subsariana são os temas de debate entre os participantes.

A Assembleia Parlamentar Paritária, que decorre entre 29 de outubro e 2 de novembro, em Maputo, Moçambique, reúne membros do Parlamento Europeu e deputados de 78 países de África, Caraíbas e Pacífico (ACP).


A sessão de abertura vai decorrer na segunda-feira, 31 de outubro, às 11:00, na presença do Presidente de Moçambique Filipe Nyusi. Será co-presidida pelo eurodeputado Carlos Zorrinho, presidente da delegação do Parlamento Europeu à Assembleia Parlamentar Paritária ACP-UE, e por Peter Kenilorea, deputado das Ilhas Salomão.


Os principais temas da Assembleia Parlamentar Paritária são:

  • Cooperação global na luta contra as alterações climáticas e na adaptação e mitigação na sequência da COP27, e projetos de regulamentação previstos pelo acordo pó-Cotonu;
  • Garantir o acesso ao mercado aos membros produtores da Organização dos Estados da África, Caraíbas e Pacífico (OEACP), através do fortalecimento de padrões sustentáveis de produção e de consumo;
  • Novo quadro da luta contra a crise na biodiversidade: tirar partido da influência da parceria ACP-UE na definição de um novo quadro destinado a travar a perda da biodiversidade e promover o uso e conservação sustentáveis após a COP15
  • Debate com parceiros económicos e sociais



Estão previstos dois grupos para visitas ao terreno.


Um grupo irá viajar ao Centro Nacional de Saúde, para reunir-se com médicos envolvidos na gestão da pandemia de Covid-19.


Um segundo grupo irá viajar à província de Maputo, a fim de debater com as autoridades locais a gestão de riscos relacionados com desastres naturais.


Um fórum com jovens e outro com mulheres estão previstos para sábado, dia 29 de outubro.


Os meios de comunicação social poderão captar imagens e som e fazer entrevistas no local.


Os pedidos de devem ser dirigidos aos seguintes endereços eletrónicos:


gabinfo.dic@gmail.com

acreditacao.dic@gabinfo.gov.mz


Programa completo da Assembleia Parlamentar Paritária:

https://emeetinglx.europarl.europa.eu/emeeting/pa/en/agenda/202210/ACP