Dia da Memória do Holocausto. Presidente de Israel no Parlamento Europeu 

Comunicado de imprensa 
 
 

Partilhar esta página: 

O presidente de Israel, Isaac Herzog, intervirá no Parlamento, durante a sessão plenária que assinala o Dia Internacional da Memória do Holocausto, quinta-feira, 26 janeiro, às 10.30.

A presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, abrirá a sessão solene, que vai decorrer em Bruxelas, com um discurso.

Após as declarações do presidente Isaac Herzog, os eurodeputados observarão um minuto de silêncio. A cerimónia terminará com a atuação de Chen Halevi (clarinete) e Jenő Lisztes (dulcimer), que vão interpretar «Kaddish», de Maurice Ravel.

Após a cerimónia, pelas 11.45, os presidentes Metsola e Herzog inaugurarão o Memorial do Holocausto «O Refugiado», de Felix Nussbaum, em frente ao plenário do Parlamento Europeu.

Este ano também se assinalam os 75 anos da fundação do Estado de Israel.

O Dia Internacional da Memória das Vítimas do Holocausto, a 27 de janeiro, foi estabelecido pelas Nações Unidas em 2005 para comemorar o Holocausto e o 60.º aniversário da libertação do campo de concentração de Auschwitz-Birkenau.


Pode acompanhar a cerimónia na quinta-feira em direto na transmissão do Parlamento e no EbS+.


Isaac Herzog

Nascido em Tel Aviv, em 1960, Isaac Herzog foi eleito o 11.º presidente do Estado de Israel em 2021. Foi eleito pela primeira vez para o Knesset em 2003 e, desde então, ocupou vários cargos ministeriais. Em 2013, Herzog foi eleito presidente do Partido Trabalhista de Israel e, em junho de 2018, foi eleito presidente do executivo da Agência Judaica para Israel.