Eleições - destaques da semana 

Comunicado de imprensa 
 
 

Partilhar esta página: 

7 de junho de 2024

Começaram oficialmente as eleições europeias! Ontem, foi o dia de os eleitores dos Países Baixos votarem. Hoje, dia 7 de Junho, os irlandeses e os checos vão às urnas, com os restantes países da Europa a fazerem-no durante o fim-de-semana. Em vários países é possível votar antecipadamente - na Estónia, os eleitores pode votar online desde segunda-feira 3.

No total, cerca de 360 milhões de europeus são chamados às urnas para eleger os 720 deputados do próximo Parlamento Europeu.

Dois milhões de jovens de 16 e 17 anos poderão votar pela primeira vez: na Bélgica, Alemanha, Malta e Áustria a idade de voto é aos 16 anos e na Grécia aos 17 anos. Em todos os outros países, é preciso ter 18 anos para votar.

Informações sobre como e quando votar disponíveis no sítio Web das eleições.

Estimativas (das 20:15 às 20:30 CEST) e os resultados provisórios (das 23:15 às 23:30 CEST) das eleições serão atualizados em tempo real no sítio Web dos resultados das eleições europeias.


Cobrir as eleições europeias em direto

Os meios de comunicação social podem utilizar imagens das eleições captadas em todos os países da UE a partir do EbS ou do Centro Multimédia do Parlamento Europeu.

Exemplos de imagens da votação disponíveis no Centro Multimédia:

- secção de voto dos Países Baixos instalada num moinho

- cidadãos vão de barco votar na ilha de Svartsö, na Suécia

- votação num ferry em Kemiönsaari (Finlândia)

- cidadãos da UE de 14 países, como a Grécia, votaram por correio.

Mais imagens das eleições em diferentes localidades, como Lisboa, serão disponibilizadas durante todo o fim de semana - incluindo os principais candidatos e líderes dos grupos a votarem.


Dias e noites de eleições em Bruxelas

O edifício do Parlamento Europeu em Bruxelas foi preparado para acolher mais de 1000 representantes dos meios de comunicação social provenientes de mais de 90 países.

O hemiciclo foi transformado numa sala de imprensa gigante. Estão previstos 700 espaços de trabalho para jornalistas, com 125 postos para diretos televisivos, dos quais 66 no hemiciclo, em três níveis, cobrindo 420 m2 e 185 linhas de banda larga para transmissão.

Pormenores práticos para os jornalistas e um resumo dos dias e noite das eleições.


A saber

Os provedores de justiça dos países da UE e os presidentes das comissões nacionais das petições emitiram uma declaração conjunta em pedem a todos os cidadãos elegíveis para votarem, salientando a necessidade de um forte empenho cívico para reforçar as instituições democráticas.


Ainda não sabe em quem votar? Foram desenvolvidas algumas aplicações pan-europeias para o ajudar a fazer a sua escolha, como Palumba, EU&I, VoteSwiper ou EuroMPmatch.

Estão também disponíveis várias aplicações específicas por país, desenvolvidas pelos meios de comunicação social, para ajudar os cidadãos a fazer a sua escolha