Composição das comissões e subcomissões do Parlamento Europeu 

Comunicado de imprensa 
 
 

Partilhar esta página: 

A composição das comissões e subcomissões do Parlamento Europeu para a décima legislatura foi anunciada, esta sexta-feira, em sessão plenária.

Os grupos políticos e os deputados não inscritos nomearam os membros para cada uma das comissões e subcomissões permanentes do Parlamento, na sequência da decisão sobre a sua estrutura e dimensão, na passada quarta-feira.

As páginas dos membros também informam sobre as comissões a que cada eurodeputado pertence:

Regras relativas à composição das comissões

De acordo com o Regimento do Parlamento Europeu, a composição das comissões deve, na medida do possível, refletir a composição do Parlamento no seu conjunto – ver artigo 216.º e artigo 218.º.

Sessões constitutivas das comissões

Todas as comissões vão realizar as suas reuniões constitutivas na terça-feira, 23 de julho, data em que elegem os seus presidentes e vice-presidentes.


Contexto

As competências de cada comissão constam do Anexo VI do Regimento. Durante a anterior legislatura, o Parlamento aprovou reformas estruturais para um Parlamento mais moderno e eficiente, alterando a forma como as comissões e as delegações exercem as respetivas funções.

As comissões reúnem-se em público (exceto quando as regras determinem o contrário). O seu trabalho consiste em elaborar, alterar e votar as propostas legislativas e os relatórios de iniciativa; realizar debates com representantes do Conselho e da Comissão; promover audições com peritos externos e organizar de missões para recolha de informação.

As comissões desempenham um papel crucial nas audições dos comissários indigitados. O Parlamento pode criar subcomissões e comissões temporárias especiais para tratar de questões específicas, bem como comissões de inquérito para investigar alegações de má administração do direito da União Europeia. A Conferência dos Presidentes das Comissões coordena os seus trabalhos.