Dossiê de imprensa do Parlamento Europeu 

 
 

Partilhar esta página: 

Este dossiê de imprensa inclui contactos úteis, uma visão global da composição do Parlamento Europeu (PE), das prioridades políticas e dos trabalhos em curso, ligações a notas informativas, gráficos e dados da opinião pública.

O dossiê foi concebido para ajudar os jornalistas que cobrem as atividades parlamentares a identificar rapidamente informação pertinente e atualizada, bem como a navegar facilmente nos sítios Web do PE.

Parlamento Europeu, Estrasburgo  

Continuidade dos trabalhos parlamentares durante a pandemia

Para cumprir as restrições de saúde pública nacionais, as deslocações entre Bruxelas e Estrasburgo e as atividades envolvendo visitantes externos foram temporariamente reduzidas ou suspensas. No entanto, o PE nunca cessou as suas atividades legislativas nem de exercer o seu controlo democrático durante a pandemia e manteve os seus edifícios principais acessíveis aos meios de comunicação social.

Nomeadamente, foi alterada e aprovada em poucas semanas legislação para mitigar as consequências sociais e económicas da COVID-19, nas comissões parlamentares e em sessão plenária, em regime de trabalho à distância. Tal foi possível graças às medidas temporárias adotadas, em conformidade com o Estado de direito, pelo presidente do Parlamento Europeu e pelos órgãos de direção. As medidas garantiram a continuidade das atividades do PE, tal como exigido pelos Tratados, permitindo-lhe exercer as suas funções legislativas, orçamentais e de controlo político durante a crise.