skip to content
 
 
Imprensa
Imprensa
 

Destaques

Cerimónia terá lugar na sexta-feira, dia 7 de outubro, pelas 11h00, no Gabinete de Informação do Parlamento Europeu em Portugal

Prémio cidadão
Prémio cidadão

            O Prémio do Cidadão Europeu 2016 do Parlamento Europeu (PE) vai ser entregue sexta-feira, 7 de setembro, às 11:00, no Gabinete do PE em Portugal. Os galardoados, que estarão presentes, são o Conselho Nacional de Juventude (CNJ) e o especialista em assuntos marítimos Tiago Pitta e Cunha. O Prémio reconhece pessoas ou organizações que promovem a integração europeia e a compreensão entre os povos.

            Desde 2008 que o Parlamento Europeu atribui anualmente o Prémio Cidadão a um conjunto de cidadãos e/ou organizações de vários países da UE, reconhecendo o trabalho na promoção de um melhor entendimento mútuo e de uma maior integração dos cidadãos ou na melhoria da cooperação transfronteiriça ou transnacional da União Europeia.

            Este ano, foram dois os portugueses contemplados com o prémio, que será entregue a 7 de setembro de 2016 no Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, às 11:00, na presença dos galardoados e dos eurodeputados portugueses Carlos Coelho, Carlos Zorrinho e António Marinho e Pinto.

            O Conselho Nacional de Juventude, que estará representado pelo seu presidente, Hugo Carvalho, foi reconhecido pelo desenvolvimento de ações de enorme relevância junto dos jovens. "Rumo ao emprego jovem", "Tu na Europa" e "E se fosse eu?" são alguns exemplos de iniciativas promovidas pela plataforma nacional de organizações de jovens, que visam estimular o interesse das gerações mais novas para questões as europeias.

            Tiago Pitta e Cunha, líder da Fundação Oceano Azul, destacou-se como especialista em políticas do oceano e assuntos marítimos e na defesa do Mar como um recurso fundamental para sustentabilidade e para o desenvolvimento do país, numa perspetiva de integração europeia.

            Os dois galardoados portugueses participarão ainda na cerimónia de entrega do Prémio em Bruxelas, nos dias 12 e 13 de outubro de 2016, juntamente com os restantes vencedores de vários Estados-membros da UE.

            Em 2015, o prémio foi atribuído ao Instituto Marquês de Valle Flor, a Maria Manuela Ramalho Eanes, na qualidade de presidente e cofundadora do Instituto de Apoio à Criança, e ao cientista Mário Ruivo

            O Gabinete do PE em Portugal situa-se no Largo Jean Monnet, nº 1, 6º andar, em Lisboa.

Destaques

Conheça os destaques atuais do Gabinete de Ligação do Parlamento Europeu em Portugal e do Parlamento Europeu

todas as notícias

70 000 membros da comunidade together.eu/unidos.eu? Isto é música para os nossos ouvidos! Para celebrar, vamos sortear 7 colunas portáteis do Parlamento Europeu.
O projeto "Primeira Sessão Digital ", da autoria da Associação Portuguesa Parlamento Europeu Jovem (PEJ), com o tema “Descobertas Digitais: Explorar as ligações entre as alterações climáticas e as crises de saúde globais” é o vencedor nacional do Prémio Europeu Carlos Magno para a Juventude 2021 e vai representar Portugal na fase europeia da competição.
O Parlamento Europeu em Portugal organiza esta sexta-feira, dia 26 de março, às 14h30 (hora de Lisboa) um webinar sobre a nova estratégia UE-África, uma parceria que promove um desenvolvimento sustentável e inclusivo entre ambos os continentes, centrada nas necessidades dos povos e adaptada ao mundo pós COVID-19.
O Parlamento Europeu em Portugal organiza esta sexta-feira, dia 12 de março, às 10h00, um webinar sobre o InvestEU, o programa europeu para estimular o investimento na Europa, apoiar a recuperação e ajudar a construir a economia do futuro para o período 2021-2027.
Esta sexta-feira, 5 de março, às 10h00 (hora de Lisboa), o Parlamento Europeu em Portugal organiza, por ocasião do dia Internacional da Mulher, o  webinar "Perspetiva de género na crise COVID-19 e no período pós-crise".
Esta sexta-feira, 26 de fevereiro, às 11h30 (hora de Lisboa), o Parlamento Europeu em Portugal organiza um webinar sobre a União Europeia da Saúde com eurodeputados portugueses membros da Comissão do Ambiente e da Saúde Pública.
BETA: três décadas de intercâmbio e comunicação entre estudantes europeus de tecnologia
PCM2018
O projecto "WORKCAMPS CASCAIS 2017" é o vencedor da primeira etapa do concurso "Prémio Europeu Carlos Magno para a Juventude 2018".    
O projeto "Coimbra 2019", da autoria da Associação Portuguesa – P.E.J, é o vencedor nacional do Prémio Europeu Carlos Magno para a Juventude 2020 e vai representar Portugal na fase europeia da competição.
O que acham os Europeus sobre a Europa? Quantos acreditam que a situação económica no seu país será pior daqui a um ano? Assista ao webinar na próxima sexta-feira, 12 de Fevereiro de 2021, às 11:00
«Cidadania e participação jovem, qual o papel das novas tecnologias?» é o tema da nova edição.