skip to content
 
 
Imprensa
Imprensa
 

Destaques

Cerimónia terá lugar na sexta-feira, dia 7 de outubro, pelas 11h00, no Gabinete de Informação do Parlamento Europeu em Portugal

Prémio cidadão
Prémio cidadão

            O Prémio do Cidadão Europeu 2016 do Parlamento Europeu (PE) vai ser entregue sexta-feira, 7 de setembro, às 11:00, no Gabinete do PE em Portugal. Os galardoados, que estarão presentes, são o Conselho Nacional de Juventude (CNJ) e o especialista em assuntos marítimos Tiago Pitta e Cunha. O Prémio reconhece pessoas ou organizações que promovem a integração europeia e a compreensão entre os povos.

            Desde 2008 que o Parlamento Europeu atribui anualmente o Prémio Cidadão a um conjunto de cidadãos e/ou organizações de vários países da UE, reconhecendo o trabalho na promoção de um melhor entendimento mútuo e de uma maior integração dos cidadãos ou na melhoria da cooperação transfronteiriça ou transnacional da União Europeia.

            Este ano, foram dois os portugueses contemplados com o prémio, que será entregue a 7 de setembro de 2016 no Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, às 11:00, na presença dos galardoados e dos eurodeputados portugueses Carlos Coelho, Carlos Zorrinho e António Marinho e Pinto.

            O Conselho Nacional de Juventude, que estará representado pelo seu presidente, Hugo Carvalho, foi reconhecido pelo desenvolvimento de ações de enorme relevância junto dos jovens. "Rumo ao emprego jovem", "Tu na Europa" e "E se fosse eu?" são alguns exemplos de iniciativas promovidas pela plataforma nacional de organizações de jovens, que visam estimular o interesse das gerações mais novas para questões as europeias.

            Tiago Pitta e Cunha, líder da Fundação Oceano Azul, destacou-se como especialista em políticas do oceano e assuntos marítimos e na defesa do Mar como um recurso fundamental para sustentabilidade e para o desenvolvimento do país, numa perspetiva de integração europeia.

            Os dois galardoados portugueses participarão ainda na cerimónia de entrega do Prémio em Bruxelas, nos dias 12 e 13 de outubro de 2016, juntamente com os restantes vencedores de vários Estados-membros da UE.

            Em 2015, o prémio foi atribuído ao Instituto Marquês de Valle Flor, a Maria Manuela Ramalho Eanes, na qualidade de presidente e cofundadora do Instituto de Apoio à Criança, e ao cientista Mário Ruivo

            O Gabinete do PE em Portugal situa-se no Largo Jean Monnet, nº 1, 6º andar, em Lisboa.

Destaques

Conheça os destaques atuais do Gabinete de Ligação do Parlamento Europeu em Portugal e do Parlamento Europeu

todas as notícias

Belarrúsia
A oposição democrática na Bielorrússia é a vencedora do Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento 2020 do Parlamento Europeu.
O debate online terá lugar na sexta-feira, dia 23 de outubro e será moderado por Isabel Martins, diretora da revista Vida Rural.
O debate online terá lugar na sexta-feira, dia 9 de outubro, às 10:00 e será moderado por Inês André Figueiredo, jornalista da TSF.
Debate on-line em antecipação ao discurso do Estado da União - 10 de Setembro, às 10:00
Presidente PE.
O Presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, estará presente amanhã no funeral de Estado do ex-Presidente da República Mário Soares.
RDF Madeira
Madeira debate três décadas de integração de Portugal na UE e mostra a Europa em cartoon sexta-feira, 6 de janeiro de 2017, às 9:30 no Museu de Eletricidade, Funchal
Debate Tratado de Roma
"O Tratado de Roma e o Futuro da Europa” é o tema do debate que juntará, amanhã, sexta-feira, 21 de abril, em Coimbra, cinco deputados ao Parlamento Europeu, a partir das 10:30.
Eurobarometro do Parlamento Europeu
O Eurobarómetro do Parlamento Europeu publicado hoje revela os seguintes resultados: Aumento do apoio dos cidadãos a serem membros da UE; uma grande maioria prefere uma resposta europeia aos desafios globais em vez de ações nacionais; uma forte maioria pede ainda que a UE seja mais firme na luta contra o terrorismo, desemprego, ambiente e fraudes fiscais.   
Tens entre 16 e 30 anos e um projeto em mente de dimensão europeia? Candidata-te ao Prémio Carlos Magno para a Juventude 2020 e a tua ideia pode ser totalmente financiada.
Na sequência da criação de um serviço de segurança interno em Bruxelas e Estrasburgo, o Parlamento Europeu prepara-se para recrutar pessoal de segurança para as suas instalações no Luxemburgo. Neste contexto, o Parlamento Europeu pretende contratar um número considerável de agentes de segurança experientes, no Luxemburgo.
"O Orçamento Plurianual da UE - Desafios e Oportunidades para Portugal” é o tema do debate que se realiza no dia 14 de fevereiro, em Barcelos, e que conta com a participação dos eurodeputados Margarida Marques (S&D) e José Manuel Fernandes (PPE).