skip to content
 
 
Imprensa
Imprensa
 

Destaques

Cerimónia terá lugar na sexta-feira, dia 7 de outubro, pelas 11h00, no Gabinete de Informação do Parlamento Europeu em Portugal

Prémio cidadão
Prémio cidadão

            O Prémio do Cidadão Europeu 2016 do Parlamento Europeu (PE) vai ser entregue sexta-feira, 7 de setembro, às 11:00, no Gabinete do PE em Portugal. Os galardoados, que estarão presentes, são o Conselho Nacional de Juventude (CNJ) e o especialista em assuntos marítimos Tiago Pitta e Cunha. O Prémio reconhece pessoas ou organizações que promovem a integração europeia e a compreensão entre os povos.

            Desde 2008 que o Parlamento Europeu atribui anualmente o Prémio Cidadão a um conjunto de cidadãos e/ou organizações de vários países da UE, reconhecendo o trabalho na promoção de um melhor entendimento mútuo e de uma maior integração dos cidadãos ou na melhoria da cooperação transfronteiriça ou transnacional da União Europeia.

            Este ano, foram dois os portugueses contemplados com o prémio, que será entregue a 7 de setembro de 2016 no Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, às 11:00, na presença dos galardoados e dos eurodeputados portugueses Carlos Coelho, Carlos Zorrinho e António Marinho e Pinto.

            O Conselho Nacional de Juventude, que estará representado pelo seu presidente, Hugo Carvalho, foi reconhecido pelo desenvolvimento de ações de enorme relevância junto dos jovens. "Rumo ao emprego jovem", "Tu na Europa" e "E se fosse eu?" são alguns exemplos de iniciativas promovidas pela plataforma nacional de organizações de jovens, que visam estimular o interesse das gerações mais novas para questões as europeias.

            Tiago Pitta e Cunha, líder da Fundação Oceano Azul, destacou-se como especialista em políticas do oceano e assuntos marítimos e na defesa do Mar como um recurso fundamental para sustentabilidade e para o desenvolvimento do país, numa perspetiva de integração europeia.

            Os dois galardoados portugueses participarão ainda na cerimónia de entrega do Prémio em Bruxelas, nos dias 12 e 13 de outubro de 2016, juntamente com os restantes vencedores de vários Estados-membros da UE.

            Em 2015, o prémio foi atribuído ao Instituto Marquês de Valle Flor, a Maria Manuela Ramalho Eanes, na qualidade de presidente e cofundadora do Instituto de Apoio à Criança, e ao cientista Mário Ruivo

            O Gabinete do PE em Portugal situa-se no Largo Jean Monnet, nº 1, 6º andar, em Lisboa.

Destaques

Conheça os destaques atuais do Gabinete de Ligação do Parlamento Europeu em Portugal e do Parlamento Europeu

todas as notícias

O Concurso "Euroscola - Cimeira das Democracias IEP" é uma iniciativa do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal em parceria com o Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa, destinada a consciencializar os jovens sobre a sua condição de cidadãos europeus e a importância da sua intervenção no futuro da Europa.
Em antecipação ao debate do estado da União, eurodeputados portugueses apresentam os seus pontos de vista sobre as realizações e prioridades da União Europeia num webinar que terá lugar no próximo dia 10 de setembro às 10:30 horas.
A Associação de Antigos Deputados do Parlamento Europeu lançou o Programa "EP to Campus" com a cooperação da Comissão Europeia em 2006.
Abertura de candidaturas para cofinanciamento de projetos de media para a Conferência sobre o Futuro da Europa. Prazo para apresentação dos projetos: 1 de setembro de 2021
Aprender a programar é cada vez mais necessário na nossa sociedade altamente tecnológica e digital.
Parlamento
A Conferência sobre o Futuro da Europa consiste numa série de debates e discussões promovidos pelos cidadãos e que permitirão às pessoas de toda a Europa partilhar as suas ideias e ajudar a moldar o nosso futuro comum.
No dia em que se comemora o centenário do nascimento de Andrei Sakharov, dissidente soviético, Prémio Nobel da Paz e ativista pela paz e pelos direitos umanos, o Parlamento Europeu em Portugal organiza um webinar sobre “Relações externas e Direitos Humanos”.
Parlamento
O Parlamento Europeu exige a libertação imediata de Roman Protasevich e Sofia Sapega e defende uma resposta firme e unificada da UE.
Euroscola
O concurso Euroscola é organizado pelo IPDJ e pelo Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, em parceria com a Assembleia da República, Assembleias Legislativas e Direções Regionais de Juventude dos Açores e da Madeira. Consulte a lista de vencedores.