skip to content
 
 
Imprensa
Imprensa
 

Madeira debate três décadas de integração de Portugal na UE

Madeira debate três décadas de integração de Portugal na UE e mostra a Europa em cartoon sexta-feira, 6 de janeiro de 2017, às 9:30 no Museu de Eletricidade, Funchal

RDF Madeira
RDF Madeira

“A Madeira e as Três Décadas de Integração de Portugal na União Europeia” é o tema do debate que decorre na próxima sexta-feira, 6 de janeiro, no Funchal, com a presença de quatro eurodeputados portugueses.

O encontro terá lugar a partir das 9:30 no Museu de Eletricidade - Casa da Luz, no Funchal, e contará com a presença dos eurodeputados Liliana Rodrigues (S&D), Cláudia Monteiro de Aguiar (PPE), António Marinho e Pinto (ADLE) e Marisa Matias (EUE/ENV).
O debate será aberto pelo Secretário Regional dos Assuntos Parlamentares e Europeus, Sérgio Marques.

A iniciativa, do Gabinete do Parlamento Europeu (PE) em Portugal, em colaboração com o Centro Europe Direct da Madeira, insere-se no Forum de Discussão Regional (FDR), que visa aproximar os cidadãos da UE, e inclui ainda a apresentação da publicação: “30 anos de ultraperiferia europeia: o que mudou?”.

Às 12:00, será inaugurada no mesmo local a exposição “Portugal e a Europa em Cartoons”, que apresenta a visão singular de conceituados cartoonistas portugueses sobre a UE e a participação de Portugal na construção europeia.
Temas como o alargamento, o Tratado de Lisboa, o euro ou a Estratégia 2020 são tratados numa seleção de 28 trabalhos, publicados na imprensa na última década.

A finalizar o FDR, o cinema NOS do Forum Madeira exibe, também sexta-feira, às 19:00, o filme “Mustang”, da realizadora turca Deniz Gamze Ergüven, uma co-produção da França, Alemanha, Turquia e Catar que ganhou o Prémio Lux de Cinema do Parlamento Europeu em 2015. A entrada é livre, sujeita à lotação da sala.

O Prémio Lux de Cinema é o prémio de cinema do Parlamento Europeu criado em 2007 para promover a produção cinematográfica europeia, fomentando a distribuição de filmes europeus na UE e estimulando o debate em torno de temas atuais e controversos.